10 BENEFÍCIOS DA ÁGUA DO MAR PARA A SAÚDE

Mesmo de olhos fechados, ele é inconfundível. O som das ondas quebrando na praia. O cheiro da maresia. O sal sobre a pele… Dizem que a água do mar cura tudo. De ressaca até feridas do corpo e da alma.

A água do mar possui diversas propriedades que a tornam benéfica para a saúde, principalmente no que diz respeito à melhora da aparência da pele, tratamento de doenças inflamatórias, diminuição do estresse e aumento da sensação de bem-estar.

Esses benefícios são possíveis porque a água do mar é rica em minerais, como magnésio, cálcio, potássio, crômio, selênio, zinco e vanádio, os quais também possuem papéis importantes no corpo humano. Dessa forma, a água do mar tem uma grande compatibilidade com estes fluidos, já que o ser humano precisa de todos os minerais que estão presentes na água do mar. Por isso, basta um banho de água salgada para que a pele absorva esses minerais e assim os benefícios sejam obtidos.

1. Contribui para a saúde da pele

Minerais como o sódio, potássio, iodo, zinco, silício e magnésio são muito importantes para a regeneração celular e a hidratação da pele e ajudam a reduzir a perda de água pela pele. Além disso, a água do mar tem também uma ação desinfetante e antisséptica, sendo por isso muito eficaz no alívio dos sintomas da psoríase e do eczema e na melhoria da acne.

A água do mar funciona ainda como um esfoliante natural devido à presença de sal e as algas marinhas ricas em proteínas, vitaminas e minerais, contribuem também para uma pele saudável.

2. Limpa as vias respiratórias

Como a água do mar é uma água concentrada por minerais que ajudam a hidratar e fluidificar as mucosas, é muito usada para aplicação nasal em situações de alergia, resfriados, gripes ou congestão nasal, por exemplo.

Já existem dispositivos em spray que têm água do mar na sua composição, para que a aplicação seja mais fácil e eficaz, os quais podem ser comprados em farmácias.

Além disso, há estudos indicando que a água do mar possui efeitos positivos no tratamento da fibrose cística, uma vez que é capaz de eliminar o excesso de muco acumulado nos pulmões de pessoas com essa doença.

4. Melhora as doenças reumáticas

Devido à composição em minerais como cálcio, magnésio e outros oligoelementos, a água do mar alivia os sintomas de todas as doenças articulares, já que é capaz de reduzir a inflamação. Além disso, o fato de a pessoa se movimentar no mar também contribui para a saúde muscular e das articulações. A temperatura mais fria do mar promove a vasoconstrição e o aumento da oxigenação de tecidos, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o inchaço das pernas.

5. Reduz o estresse e a ansiedade

Devido à sua composição em magnésio, que tem uma ação relaxante, a água do mar ajuda a aliviar a tensão muscular, o estresse e a ansiedade. Assim, uma forma de diminuir o estresse e promover a sensação de bem-estar é através da prática de exercícios ou de atividades no mar, como o nado, por exemplo.

Isso porque a prática de atividades físicas promove a liberação de cortisol, o que ajuda a aliviar os sintomas de ansiedade e estresse. Além do mais, a prática de atividades promove a alteração nos padrões respiratórios, o que também ajuda a relaxar.

  1. Melhora o Sistema Imunológico

Um estudo realizado pela Universidade de Alicante, na Espanha, constatou que a água do mar fortalece o corpo contra vírus e bactérias e reforça o sistema imunológico do corpo. O cloreto de sódio, substância que faz com que a água do mar seja salgada, possibilita melhor funcionamento das células do corpo, principalmente as imunológicas.

7.Acelera a cicatrização

A água salgada ajuda também na cicatrização de feridas. Os sais minerais nela presentes, como o iodo e o cloreto de sódio, têm efeito antisséptico para a pele. No entanto, a higienização com água potável é indispensável, caso haja algum ferimento.

8.Limpa os Pulmões

Quando mergulhamos no mar, expiramos o ar que temos em nossos pulmões. Esse movimento proporciona limpeza dos brônquios.

9.Benefícios para a Musculatura

A água marinha é rica em magnésio, substância responsável por relaxar a musculatura do corpo. O balanço das águas do mar também tem potencial para relaxar o corpo, pois o contato com as ondas ativa a circulação sanguínea e facilita a eliminação de toxinas acumuladas no organismo.

10.Neutraliza as Cargas Negativas

A ideia de que um mergulho no mar ajuda a renovar as energias não é apenas uma figura de linguagem. De acordo com Mika, os sais presentes na água ajudam a normalizar as reações bioquímicas do corpo, energizando o organismo.

Fonte: Carbono Zero

Compartilhe:

Comentários (6)

  • Morton Teixeira ferrer Responder

    A mãe natureza e tudo de sabia e no mar e onde ela se fãs mais presente

    26 de janeiro de 2022 at 22:29
  • Milton França Responder

    Eu que desenvolvo um programa de hidroginástica exclusivamente no mar, em Natal-RN, posso reforçar que muitos dos benefícios do banho do mar podem ser ampliados com exercícios hidroginásticos, especialmente, no que diz respeito ao Condicionamento Físico, ampliação do gasto calórico, da drenagem linfática, na coordenação motora, entre outros ganhos. Se feito em grupo e orientado por profissional da Educação Física, muitos dos ganhos são potencializados, há ganhos na sociabilidade e na segurança contra contusões por exercícios equivocados.

    26 de janeiro de 2022 at 15:00
  • Ubirajara Responder

    Um banho de mar é muito saudável, tão prazeiroso que faz benefícios gerais para nosso corpo e nossa mente

    26 de janeiro de 2022 at 13:27
  • Miguel Carvalho Responder

    Me sinto revigorado,principalmente depois que tive ômicron !

    26 de janeiro de 2022 at 08:41
  • Evaldo Gomes Responder

    O mar… e amar. Tudo de bom.

    26 de janeiro de 2022 at 08:00
  • Anônimo Responder

    Sagrada!

    26 de janeiro de 2022 at 07:55

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.