A VERDADEIRA RAZÃO PELA QUAL A AMAZON QUER LANÇAR UMA GELADEIRA INTELIGENTE

Mulher guardando alimentos em geladeira organizada Imagem: Getty Images

No futuro, talvez você não tenha que pedir à Alexa para acrescentar itens à sua lista de compras e nem precise de fato ir às compras, seja fora de casa ou pela internet.

A Amazon está trabalhando em uma geladeira tão inteligente que consegue identificar o que está faltando de comida na sua casa e trazer até você, além sugerir pratos para você fazer com o que estiver dando sopa por ali.

A empresa está investindo US$ 50 milhões no chamado Project Pulse, segundo o Insider, que já dura dois anos. Ainda não há previsão de lançamento da geladeira inteligente.

Além de avisar quando os alimentos estão acabando, o equipamento vai rastrear o seu estoque, prever o que você precisa comprar e ela mesma fará as compras para você. O sistema conseguirá ler até as datas de validade daquele iogurte esquecido e te sugerir receitas com aquele pedaço de carne que você descongelou há uma semana.

Amazon quer ir além Já existem alguns modelos de geladeiras inteligentes no mercado que conseguem controlar melhor a temperatura por meio de um aplicativo no celular para que os alimentos durem mais tempo ou que economizam mais energia. A da LG, inclusive, usa o assistente de voz da Amazon para fazer pedidos de compras.

Há também um modelo da Samsung que toca música e tem uma tela, o que permite o espelhamento do celular, e faz com que ela tenha as mesmas funções de um smartphone — é possível, por exemplo, fazer um pedido de comida por aplicativo pelo sistema da geladeira.

A Amazon, no entanto, quer ir além. A empresa espera criar um aparelho bastante futurista usando inteligência artificial e o já conhecido sistema da AmazonGo, as lojas sem caixa da Amazon que têm um recurso chamado Just Walk Out, com sensores que identificam as compras dentro do carrinho e faz a cobrança no momento em que o cliente deixa a loja. Outra tecnologia que já existe que poderá ser aplicada na geladeira será a da Alexa.

No entanto, a geladeira não será fabricada pela Amazon em si. De acordo com o site Insider, a empresa deverá fazer parcerias com alguma outra fabricante de eletrodomésticos.

Robôs que tudo veem

A geladeira inteligente da Amazon é mais uma iniciativa da companhia de marcar presença dentro dos lares. Nas últimas semanas, a empresa anunciou o Astro, um robô doméstico que tem como função cuidar de pessoas idosas e monitorar o cotidiano da casa. O robô consegue fazer chamadas de vídeo e promete manter a casa segura quando os moradores estão fora. Este ano, a Amazon também lançou a sua primeira TV nos Estados Unidos com controle de voz da Alexa.

Dentro da cozinha, a Amazon já se faz presente desde 2017 nos EUA, quando comprou a marca Whole Foods, uma rede de supermercados, para impulsionar as assinaturas do Amazon Prime. Como consequência, a empresa lançou as lojas Amazon Fresh, que também atuam no ramo alimentício.

Antes da pandemia, a Amazon faturava apenas de 2% a 3% dos US$ 800 bilhões do mercado de hortifruti nos EUA. Com a crise sanitária, a varejista detém 10% das vendas no país.

A pandemia mudou o foco da indústria para a entrega de alimentos e há muita expectativa sobre o caminho que a Amazon deverá trilhar neste setor, segundo o site Slate. “Hoje, tudo é feito de forma diferente por causa da Amazon, e o setor de alimentos é um dos últimos a sofrer essa influência [da empresa]”, diz Jon Springer, editor executivo da publicação comercial Winsight Grocery Business.

FONTE: TILT

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *