Cientistas fazem crescer plantas em amostras de solo lunar

REPRODUÇÃO

Será possível cultivar plantas na Lua?

Sim, foi possível fazê-las crescer em amostras de solo lunar, na Universidade da Flórida.

Até para os cientistas foi surpreendente, como diz Robert Ferl, cientista do Instituto das Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade da Flórida.

“A primeira mensagem foi: “Que maravilha!” As plantas podem crescer em solo lunar. Para além disso, aprendemos agora que há algumas coisas que temos de saber e ser capazes de fazer melhor se quisermos cultivar”.

A experiência foi feita pelos cientistas do Instituto de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade da Florida, em solo lunar trazido para a Terra, por Neil Armstrong e a sua tripulação, durante a Missão Apollo 11, há mais de 50 anos.

A bióloga e geneticista Anna-Lisa Paul explica: “Durante a sua primeira semana de vida, não houve realmente qualquer diferença entre os controles e as plantas lunares. Portanto, não havia nada inerentemente tóxico para as plantas no rególito lunar que impedisse o crescimento das plantas. Tudo o que temos de fazer é descobrir como mitigar os efeitos negativos”.

**Há um ano. Em diversas mini cápsulas foram colocadas sementes de agrião num grama de solo lunar.**Apesar de os investigadores perceberem que os rebentos cresciam mais lentamente e com raízes raquíticas, os resultados foram considerados encorajadores

O geólogo Stephen Elardo diz: “Este foi o primeiro passo no que esperamos seja um processo muito longo e de várias décadas para descobrir este material e quando voltarmos à lua, fazê-lo na superfície lunar.

Poder cultivar alimentos na lua seria um passo gigante para as missões dos futuros astronautas. O estudo é oportuno para a NASA, que se prepara para a exploração habitada e robotizada da Lua, através das missões do programa Artemis.

LEIA MAIS: Carbono Zero

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *