Deus te Salve – Poema de Palmyra Wanderley, tornou-se o Hino Oficial de Nossa Senhora da Apresentação; vídeo

Ilustração

Deus te Salve” é um poema da grande poetisa potiguar Palmyra Wanderley, na década de 1970 foi musicado por Roberto Lima e foi declarado como Hino Oficial de Nossa Senhora da Apresentação, pelo então Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Nivaldo Monte.

Colaborou em jornais e revista da época, do seu Estado e de outros, participando ainda da vida associativa de sua terra-natal. Em reconhecimento ao seu talento, a sua produção literária, ao seu nome, é considerada como a “poetisa oficial” da cidade do Natal.
Foi precursora do jornalismo feminino no RN que resultou, junto com poetisas e escritoras do Estado, no lançamento da revista Via Láctea, em 1914.
Publicou seu primeiro livro, “Esmeralda”, em 1918. Em 1929 foi a vez de “Roseira Brava”, que lhe valeu menção honrosa no Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.
No teatro também deixou sua contribuição com a opereta “Festa das Cores”. Ocupou a cadeira nº 20 da Academia Norte-rio-grandense de Letras. Para seus admiradores, ficou a força da sua poesia traduzida nas palavras do escritor e crítico Tristão de Ataíde: “Palmyra Wanderley – o maior poeta feminino do Nordeste”.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *