ERA SÓ O QUE FALTAVA: CIENTISTAS TREINAM VACAS PARA FAZER XIXI NO BANHEIRO E REDUZIR GASES DE EFEITO ESTUFA

Vacas podem ser treinadas para usar um banheiro para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, segundo uma experiência realizada na Alemanha por pesquisadores alemães e da Nova Zelândia.

No estudo, os cientistas treinaram os animais para usar um banheiro especialmente criado para eles. A urina foi então coletada e tratada.

A amônia da urina das vacas se transforma em óxido nitroso, um gás de efeito estufa, quando é misturada ao solo.

Os pesquisadores tentaram ensinar 16 vacas a usar o banheiro, apelidado de “MooLoo” (“banheiro mu”, em tradução livre do inglês), em uma fazenda de propriedade do Instituto de Pesquisa para Biologia de Animais de Fazenda, na Alemanha.

Em todo o mundo, cerca de 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa das atividades humanas vêm do gado.

Os animais foram colocados no MooLoo e receberam ração como recompensa após urinar. Depois disso, eles foram colocados em uma área próxima ao MooLoo e recompensados por entrarem no cercado e urinarem.

Aqueles que urinaram fora do MooLoo foram borrifados com água por três segundos.

Como parte do terceiro estágio do treinamento, a distância do banheiro foi ampliada e as recompensas e punições continuaram.

Ao final das dez sessões de treinamento, os pesquisadores descobriram que 11 dos 16 animais foram treinados com sucesso para usar o banheiro.

“Muito rapidamente, com 15 a 20 idas ao banheiro em média, as vacas iniciavam elas próprias o uso do banheiro”, disse Lindsay Matthews, pesquisadora envolvida no estudo à rádio Radio New Zealand.

“No final, três quartos dos animais estavam urinando no banheiro”, disse ela.

“Os bezerros mostraram um nível de desempenho comparável ao de crianças e superior ao de crianças muito novas”, diz o estudo.

Os pesquisadores dizem que capturar 80% da urina do gado em um modelo como o MooLoo pode levar a uma redução de 56% nas emissões de amônia.

Eles também afirmam que a redução dos níveis de urina na área de moradia dos animais melhorará sua higiene e bem-estar.

Deu no Fatorrrh

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.