“Era uma Vez na América” é a dica de Ivanaldo Silveira para o ‘Filme da Semana’

Divulgação

A Obra:

Foi o ultimo filme dirigido por Leone antes de sua morte cinco anos depois e o primeiro longa-metragem que ele havia dirigido em 13 anos. A cinematografia era de Tonino Delli Colli, e a trilha sonora do filme de Ennio Morricone. Leone originalmente planejou dois filmes de três horas, depois uma unica versão de 269 minutos (4 horas e 29 minutos), mas foi convencido pelos distribuidores pra encurtar para 229 minutos (3 horas e 49 minutos). O filme estreou em 23 de maio de 1984 no Festival de Cannes na França e foi lançado com uma versão encurtada de 139 minutos (2 horas e 19 minutos) em 1 de junho de 1984 nos Estados Unidos. Embora o lançamento europeu original tenha recebido críticas positivas, a versão encurtada foi um fracasso crítico e comercial nos Estados Unidos. O filme agora é geralmente reconhecido como uma obra-prima e um dos maiores filmes de gangster já produzidos.

Sinopse:

Na década de 20, David Aaronson (Robert De Niro) e Maximillian Bercouicz (James Woods), dois amigos de descendência judaica, crescem juntos cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, Nova York. Gradualmente estes crimes assumem proporções maiores e a Máfia judaica passa a ter tanta força que os amigos do passado se tornam rivais. Esta saga percorre desde seus dias de infância, atravessa o apogeu durante a Lei Seca e retrata o reencontro deles após 35 anos.

Elenco:

Robert De Niro como David “Noodles” Aaronson
Scott Tiler como Jovem Noodles
James Woods como Maximilian “Max” Bercovicz
Rusty Jacobs como Jovem Max/David Bailey
Elizabeth McGovern como Deborah
Jennifer Connelly como Jovem Deborah
Treat Williams como Jimmy Conway O’Donnell

Trailer Oficial:

Música:

A partitura musical foi composta pelo colaborador de longa data de Leone, Ennio Morricone. A longa produção do filme resultou em Morricone terminando a composição da maior parte da trilha sonora antes de várias cenas terem sido filmadas. Algumas das partituras de Morricone foram tocadas no set enquanto filmavam, uma técnica que Leone usara em Era uma Vez no Oeste. “Deborah’s Theme” foi escrito para outro filme na década de 1970, mas rejeitado; Morricone apresentou a peça para Leone, que inicialmente se mostrou relutante em incluí-la, considerando também como a música principal de Morricone para Era uma Vez no Oeste. A pontuação também é notável pela incorporação de Morricone da música de Gheorghe Zamfir, que toca uma flauta. Às vezes, essa música é usada para transmitir lembranças, outras vezes terror. A música de flauta de Zamfir foi usada para assustar o efeito semelhante em Picnic na Montanha Misteriosa (1975), de Peter Weir. Morricone também colaborou com a vocalista Edda Dell’Orso na pontuação.

Prêmios:


 

 

 

 

 

Título original: Once Upon a Time in America
Trilha sonora de Ennio Morricone
Lançamento 1 de Junho de 1984
17 de Outubro de 1995
(Special Edition)
Estúdio(s) Forum Studios, Roma
Gênero(s) contemporânea
Gravadora(s) Mercury Records
Produção Ennio Morricone
Um álbum de trilha sonora foi lançado em 1984 pela Mercury Records.[21] Isto foi seguido por um lançamento de edição especial em 1995, com quatro faixas adicionais.

Compartilhe:

Comentários (2)

  • Ernani Lira Responder

    Aplausos! (Via whatsapp)

    21 de novembro de 2020 at 12:17
  • Francisco Gadelha Responder

    Aprovado! (Via WhatsApp!

    21 de novembro de 2020 at 12:12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − 9 =