HITLER X CHURCHILL: O EMBATE ENTRE DOIS LÍDERES É TEMA DE MINISSÉRIE

O primeiro-ministro britânico Winston Churchill e o líder nazista Adolph Hitler (Crédito: Roche Productions)

O dia 10 de maio de 1940 foi emblemático para duas figuras que decidiriam os rumos da Segunda Guerra Mundial: Winston Churchill se tornava primeiro-ministro da Grã-Bretanha, enquanto Adolf Hitler atacava a Europa Ocidental, invadindo Holanda, Bélgica, Luxemburgo e França. O conflito mundial que se estendeu até 1945 é narrado dos pontos de vista paralelos desses dois líderes na minissérie em dois episódios “Hitler e Churchill: a Águia e o Leão“, que estreia no Brasil exclusivamente no Curta!.

Dirigido pelo francês David Korn-Brzoza, o documentário opõe as trajetórias de Churchill e Hitler desde a infância, passando pelas atuações de ambos na Primeira Guerra Mundial e mostra as estratégias de enfrentamento de cada um durante a Segunda Guerra, com uma abundância de imagens históricas colorizadas e narração de David Gasman.

No primeiro episódio, vemos que Churchill e Hitler tiveram infâncias bem diferentes. O primeiro era filho de um aristocrata, enquanto o alemão vinha de uma família de classe média baixa com um pai violento. Ainda jovem, Churchill se destacou como soldado em três guerras coloniais: na Índia, no Sudão e na África do Sul. Quando não estava disparando contra os inimigos, ele ocupava seu tempo fazendo pinturas. Tinha isso em comum com Hitler, que chegou a tentar carreira profissional como pintor, mas foi rejeitado pela Academia de Belas Artes de Viena.

Na Primeira Guerra, o cabo Hitler e o tenente-coronel Churchill se enfrentaram em lados opostos. Com a derrota da Alemanha, Hitler, ferido em combate, mergulhou em um período depressivo. As coisas se inverteram com o crash da Bolsa se Nova York, em 1929, que acarretou uma crise global. Churchill, que era ministro da Fazenda, perdeu o cargo e caiu em desgraça.

Do outro lado, Hitler, aproveitou a oportunidade para se reerguer e se firmar como líder nacionalista, com discursos populistas. O episódio avança até o início da Segunda Guerra, quando a reputação de Churchill é reabilitada e ele é convocado para liderar a Grã-Bretanha, como primeiro-ministro, contra os alemães.

Além de estar presente na TV paga, o Curta! tem sinal aberto através do seu site até o fim de fevereiro, quando toda sua programação poderá ser assistida gratuitamente. “Hitler e Churchill: a Águia e o Leão” também está no streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, disponível no NOW da Claro/NET e na internet.  A estreia no Curta! é na Sexta da Sociedade, 4 de fevereiro, às 23h.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.