HOJE NA HISTÓRIA – 1934 – ELLA FITZGERALD ESTREIA NO TEATRO APOLLO [VÍDEO]

Ella Jane Fitzgerald (Newport News, 25 de abril de 1917 — Beverly Hills, 15 de junho de 1996) foi uma cantora e compositora estadunidense. Com uma extensão vocal que abrangia três oitavas, era notória pela pureza de sua tonalidade, sua dicção, fraseado e entonação impecáveis, bem como uma habilidade de improviso “semelhante a um instrumento de sopro”, particularmente no scat

Assista  Summertime (1968):

Considerada uma das intérpretes supremas do chamado Great American Songbook, teve uma carreira que durou 59 anos, venceu 14 prêmios Grammy e recebeu a Medalha Nacional das Artes do presidente americano Ronald Reagan, bem como a Medalha Presidencial da Liberdade, do sucessor de Reagan, George H. W. Bush.

Com uma decisão em fração de segundo, 87 anos atrás, a adolescente Ella Fitzgerald alterou o curso de sua vida – e a história da música. Aos 17 anos, Fitzgerald ficou órfão e sem-teto, tendo recentemente fugido de um reformatório sombrio no Vale do Hudson em Nova York. De volta à sua cidade natal, Harlem, ela dançava sapateado para se trocar nas esquinas, alimentando o sonho de dançar profissionalmente.

Quando o icônico Apollo Theatre do Harlem, com 1.500 lugares, estreou sua Noite Amadora, Fitzgerald compareceu com dois amigos, e cada um colocou seu nome no chapéu de possíveis artistas. Mas quando o nome de Fitzgerald foi chamado, ela estava no convés para seguir uma impressionante dupla de sapateadores e, assim, para sua primeira aparição no palco, ela recorreu a um plano alternativo: cantar.

REPRODUÇÃO INTERNET

Diante de uma multidão barulhenta, a futura “Primeira Dama da Canção” começou a cantar uma das canções favoritas de sua mãe, a versão de “Judy” das Irmãs Boswell. O anfitrião Ralph Cooper a encorajou a tentar novamente. Fitzgerald então surpreendeu o público com sua faixa de três oitavas, reivindicando o prêmio de US $ 25 depois de cantar outra música do Boswell Sisters como bis. Em poucos meses, o estado a libertou aos cuidados da banda de Chick Webb, e ela estava prestes a vender 40 milhões de álbuns de jazz. Em 1958, a “Rainha do Jazz” se tornou a primeira artista negra a ganhar um Grammy – venceu 14 vezes.

FONTE: WIKIPÉDIA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.