MEDITAÇÃO COMO ALIADA DO BEM-ESTAR FÍSICO E MENTAL

FOTO: REPRODUÇÃO

Dados de pesquisa no Google mostram que a população brasileira está mais preocupada com sua saúde mental. Somente em 2020, alguns termos de pesquisa relacionados à meditação aumentaram mais de 4000% em relação a 2019.

A busca pela frase “Meditação guiada para dormir rápido e relaxar” apresentou um aumento de 4500%, já o termo “Mindfulness para iniciantes” aumentou 350%, e “Como aprender a meditar” teve um crescimento de 400% nas pesquisas do Google.

A meditação traz de fato inúmeros benefícios para a saúde mental, ela ajuda a combater o estresse, sintomas de ansiedade e promove relaxamento físico e sensação de bem-estar.

Mas, o que é meditação e como praticar?

 Meditação é uma prática de relaxamento, em que o principal objetivo é a atenção plena no momento presente. Para atingir este estado de atenção plena, geralmente são feitos exercícios de foco na respiração e nas sensações do corpo.

Para praticar, deve-se manter sempre a postura ereta, seja andando, deitado ou caminhando, e iniciar com respirações lentas e profundas, em seguida deve-se prestar atenção no movimento e relaxamento dos músculos.

O ideal é deixar os pensamentos irem e virem sem julgamentos, e lembrar de sempre voltar a atenção à respiração, ao corpo ou aos movimentos, sons e cheiros externos quando perder o foco.

Benefícios comprovados

 De acordo com um artigo publicado pela Forbes, em que mostra diversos estudos de Universidades, a meditação pode ajudar a:

  • Diminuir a ansiedade
  • Combater a depressão
  • Melhorar a capacidade de concentração
  • Tratar vícios
  • Retardar o envelhecimento do cérebro

Um estudo recente realizado pela Universidade de Yale, descobriu que a meditação pode ajudar a diminuir a atividade na rede cerebral responsável pela divagação da mente, chamada de rede de modo padrão (DMN).

A divagação mental está muito ligada às preocupações sobre o passado e o futuro, o que leva as pessoas a serem menos felizes, pois não conseguem se concentrar no momento presente.

Vários estudos mostraram que a meditação, por meio de seu efeito calmante no DMN, ajuda as pessoas a divagarem e se preocuparem menos, levando-as a um estado de paz interior.

Há diversos tipos de meditação, como: mindfulness, guiadas, com mantras, e até mesmo durante exercícios.

Bastam apenas alguns minutos de prática para sentir os benefícios da meditação no dia-a-dia, nas relações interpessoais, e no bem-estar físico e mental.

Contato: piela.yamashita@greenparkcontent.com

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