Novo episódio do Saber Ciência explica porque sentimos cada vez mais calor

Ilustração

Se você está em Natal, deve ter percebido um aumento na sensação de calor. E olha que o verão ainda nem chegou. O pior é que isso pode não ser apenas uma sensação temporária. Autoridades que acompanham as mudanças no clima do planeta apontam que 2020 pode ser o ano mais quente da história. Esse é o tema do quinto episódio do Saber Ciência, que entrevista o professor do Departamento de Ciências Climáticas Cristiano Prestello e a pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ecologia Kelly Yumi, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
cena de abertura do episódio

Na conversa com os especialistas, os estudantes de comunicação social Aimmée Araújo e Leônidas Carvalho tentam desvendar o que vem causando o aumento das temperaturas em todo o planeta, além de tentar entender que consequências isso pode ter para os seres vivos, como é o caso do branqueamento dos corais marinhos – tema da pesquisa de Kelly Yumi. Na semana em que os Estados Unidos deixam o acordo de Paris, que busca reduzir as emissões de carbono para tentar frear o aquecimento global, o professor Cristiano explica que é preciso avançar nas medidas de controle do carbono para não perdermos o controle da temperatura do planeta.

Na quarta edição do projeto, o Saber Ciência mudou de formato para se adaptar às regras de distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19. Os primeiros episódios foram lançados em outubro e mostraram uma pesquisa que busca usar lentes de contato para tratar doenças oculares, as desigualdade do trabalho das mulheres nas pesquisas científicas, o combate à desinformação na pandemia e um Museu de Memes da internet. Os entrevistados são professores e pesquisadores da UFRN e de outras instituições do país, como a Universidade São Paulo (USP) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Você pode assistir aos novos episódios do Saber Ciência no YouTube, toda sexta-feira, a partir das 18h ou pela TV Universitária, canal 5.1 da TV digital, às 19h30. Os episódios também estão disponíveis em formato Podcast nas principais plataformas digitais como Google, Apple e Spotify. Você também pode conferir o último episódio disponível a qualquer momento no portal da UFRN.

 

Fonte: Iano Flávio Maia de Agecom
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *