Os 5 animais mais venenosos do mundo (CORRETO)

5. Peixe-pedra

(Imagem: joebelanger/envato)

Quem diria que o quinto animal mais venenoso do mundo seria um peixe? O Synanceia verrucosa, mais conhecido como peixe-pedra, vive na região dos oceanos Pacífico e Índico. Sua toxina causa choques, paralisia e necrose do tecido afetado, e se não houver tratamento, a pessoa atingida pelo peixe-pedra pode morrer.

O peixe-pedra armazena seu veneno em um tipo de espinho que protege seu corpo e afugenta os predadores. Normalmente, o peixe não ataca as pessoas. O que acontece é que sua aparência se confunde muito com pedras, então os casos costumam envolver pessoas pisando nele sem querer.

4. Caracol de cone-de-mármore

Conus marmoreus, mais conhecido como caracol de cone-de-mármore, vive no oceano Índico. Com apenas uma gota do veneno, esse caracol consegue matar 20 adultos, aproximadamente. Basicamente, esse peptídeo encontrado no cone-de-mármore causa dor e irritação intensa. Sem tratamentos médicos imediatos, o veneno pode causar problemas graves.

3. Polvo de anéis azuis

(Imagem: Kris Mikael Krister/Unsplash)

(Imagem: Kris Mikael Krister/Unsplash)

Mortal! Do gênero Hapalochlaena, o bicho é conhecido como polvo de anéis azuis, tem potencial para matar 26 adultos com seu veneno em questão de minutos, e por enquanto, não há nenhum tipo de antídoto conhecido pela medicina. Esse tipo de polvo conta com uma coloração amarelada, mas se altera para azul quando está no modo agressivo.

O polvo vive principalmente no Japão e na Austrália, e produz, por meio de sua saliva, não apenas um tipo de veneno, mas dois! Um desses venenos é feito para pegar as presas, e o outro é a tetrodotoxina que funciona imediatamente causando fraqueza muscular, tontura, parada respiratória e morte.

2. Cobra-real

(Imagem: Lifeonwhite/Envato)

(Imagem: Lifeonwhite/Envato)

Não daria para fazer uma lista com os animais mais venenosos do mundo sem a presença de uma cobra, é claro. E não uma cobra qualquer: a Ophiophagus hannah, mais conhecida como cobra-real, é encontrada principalmente na Ásia, e ela consegue matar um elefante-africano em poucas horas por meio de seu veneno. Essa cobra consegue injetar cinco vezes mais toxina com uma única picada, em comparação com outras serpentes.

Por incrível que pareça, ela pode ter mais de 5 metros, e chega a se levantar em uma altura de até 2 metros de comprimento. Por causa da grande quantidade de veneno aplicada, ela conseguiria dizimar 20 humanos com uma picada só.

1. Água-viva-caixa-australiana

 

A Água-viva-caixa-australiana (Cubozoa) é simplesmente a criatura mais venenosa do mundo, presente na região da Austrália e da Ásia. A estimativa é que essa água-viva seja responsável por pelo menos 100 mortes anuais. Acontece que seu veneno atinge o coração, o sistema nervoso e as células da pele.

Submetida ao veneno, a vítima entra em choque e acaba morrendo de parada cardíaca ou de afogamento mesmo antes de sair da água. A chance de resistir a um ataque dessa criatura é quase nula, a não ser que haja um tratamento mais que imediato.

Fonte: Canaltech

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.