PENSE! Atendimentos nas Centrais do Cidadão reabertas seguem normas das autoridades sanitárias

As Centrais do Cidadão no interior do Rio Grande do Norte que foram reabertas durante a pandemia vem seguindo as medidas de saúde recomendadas pelas autoridades sanitárias e estabelecidas no decreto nº 29.705, de 19 de maio de 2020. A publicação do Governo do Estado liberou o funcionamento, de modo excepcional, em algumas unidades para apoiar as atividades do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). 

As medidas adotadas contribuem para evitar a disseminação do novo coronavírus, ao mesmo tempo em que garante a continuidade dos principais serviços oferecidos nas Centrais do Cidadão. Em Mossoró, Assú, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz e Pau dos Ferros, os atendimentos são exclusivamente para as atividades do Sine. Já nas unidades de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José do Mipibu, o funcionamento é exclusivo para abrigar serviços do Itep. O horário de atendimento em todas as Centrais ocorre das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), que conduz o Programa das Centrais do Cidadão do RN, para evitar situações de risco, geradas por formações de filas maiores e consequentes aglomerações, os atendimentos só acontecem mediante agendamento prévio. “Esta é a primeira medida adotada pelas nove unidades reabertas. O agendamento permite o controle do número de pessoas e o intervalo de tempo de atendimento. Para ter o acesso ao local sem comprometer ou pôr em risco sua saúde, basta o cidadão marcar o serviço por telefone ou via internet”, ressalta o secretário-adjunto da Sead, George Câmara. 

Todos os cuidados com higiene e distanciamento também estão sendo tomados para proteger os servidores e a população durante os atendimentos. Conforme o decreto estadual nº 29.705, os órgãos devem atentar para o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; controlar a frequência não superior a 20 indivíduos no ambiente, limitando ainda uma área de 5m² para cada pessoa; fazer a higienização regular dos ambientes e dos equipamentos de contato; disponibilizar máscaras aos funcionários e álcool gel 70% em locais fixos de fácil visualização e acesso. 

Em Santa Cruz, por exemplo, os atendimentos vem acontecendo com tranquilidade e de forma segura. Segundo a gerente da Central do Cidadão do município, Elizama Moreira, os servidores da unidade se organizaram para cumprir todos os protocolos estabelecidos em decreto e orientar os cidadãos quanto às novas normas. “Desde a entrada, o pessoal permanece afastado, esperando a vez de entrar. Ao acessarem a recepção, borrifamos álcool nas mãos deles. As cadeiras ficam marcadas, fazendo com que ninguém sente próximo. No geral, as pessoas estão respeitando e o movimento está fluindo muito bem, de forma tranquila. Não registramos nenhuma aglomeração”, afirmou. 

Em Currais Novos, não é diferente. A Central do Cidadão estabeleceu as medidas de saúde recomendadas e vem respeitando as diretrizes de forma contínua. “Antes de voltarmos a funcionar, tivemos o apoio da Sead, por meio da Coordenadoria do Programa, e também do Sine, que nos enviaram os materiais de limpeza e os EPI’s. Assim, pudemos reabrir para o atendimento ao público com segurança, com responsabilidade, de forma que tanto os usuários quanto os funcionários estivessem protegidos”, destacou a gerente da unidade, Fábia Lira. 

AGENDAMENTOS

SINE

A população à procura do serviço do Sine pode agendar o atendimento, de forma provisória, nas seguintes Centrais do Cidadão pelos telefones: 

  • Assú: 99169-1018; 
  • Currais Novos: 99963-5634;
  • João Câmara: 99428-5586;
  • Mossoró: 99996-2761;
  • Pau dos Ferros: 99605-7028;
  • Santa Cruz: 98719-3210.
  • Natal: atendimento presencial na unidade matriz do Sine, no bairro de Candelária, também mediante agendamento prévio pelos números: (84) 3232-7877 / (84) 3232-7859 / (84) 3232-7845 / (84) 3232-7848, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

ITEP

  • Parnamirim e São Gonçalo do Amarante: o agendamento para emissão da Carteira de Identidade (RG) é feito online, exclusivamente, por meio do site www.centraldocidadao.rn.gov.br
  • São José de Mipibu: realiza os atendimentos, por ordem de chegada, sendo feito o controle em forma de triagem, a fim de evitar aglomerações e garantir o cumprimento do distanciamento recomendado. 
  • Natal: atendimento continua sendo realizado na sede do Itep, no bairro da Ribeira. Também por meio de agendamento online via site www.centraldocidadao.rn.gov.br
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *