PENSE! Designer Pernambucano Vence Competição Mundial De Mobilidade Sustentável

Foto: Ilustração

O designer pernambucano Dayvid Almeida, 27 anos, ganhou uma competição global, organizada pela Michelin North America, que reconhece jovens designers que desenvolvem projetos de mobilidade voltados para o futuro sustentável.

O tema da competição para 2020 foi “Upcycle: desenvolvimento de uma mobilidade sustentável e que aproveite as possibilidades tecnológicas do futuro”. A partir dessa ideia, Dayvid criou o Volkswagen MUT.E, uma membrana feita de material inteligente, que se dobra transformando-se em um veículo ou em um mobiliário urbano.

Dayvid conta que sua maior inspiração é reduzir a eletrificação da mobilidade, foco atual da indústria automotiva. O jovem conta que essa forma não é tão sustentável e gera preocupações ainda maiores com o descarte da grande quantidade de baterias inutilizáveis com o tempo.

A proposta do VW MUT.E segue uma direção totalmente diferente. O veículo é impulsionado por pistões de ar designados como “smart materials” ou materiais inteligentes, permitindo que os pistões se estiquem para impulsionar o veículo na direção contrária, gerando movimento. Sendo o ar o principal combustível de locomoção, o veículo praticamente criaria vida ‘inspirando’ e ‘expirando’ o ar interno para se locomover”, explicou o designer.

O prêmio

A cerimônia de premiação aconteceu online, por conta da covid-19. O evento antes estava marcado para acontecer em Montreal, mas foi cancelado.

Além de receber um troféu de reconhecimento, Dayvid terá uma revisão de seu portfólio com importantes diretores de design da indústria automotiva.

O jovem designer é de Vitória de Santo Antão (PE) e sempre foi apaixonado por carros. Ele diz que gosta de desenhar veículos desde pequeno.

 

Fonte: razoesparaacreditar.com

Compartilhe:

Comentário (1)

  • Emanoel Cunha Responder

    Davyd sempre se mostrou sagaz e intelectual em sua trajetória de estudos. Estudei com ele no pre-vestibular e lembro de comentar, numa de nossas conversas após às aulas, que ele era determinado e iria longe com a paixão que ele demonstrava ter em sua área. Aí só demonstra que não estava equivocado em minhas prosas com o mesmo. Parabens a ele e toda sua família, pois além de nos representar enquanto Nordeste, ele significa e ressignifica às tradições dos intelectuais que compõem nossa história.

    2 de outubro de 2020 at 16:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *