PENSE! Pesquisa divulgada pela UFRN aponta que 74,8% dos potiguares pretendem viajar após pandemia

O Observatório do Turismo do Rio Grande do Norte (Observatur/RN) divulgou o resultado da pesquisa Intenção de viagem do potiguar após a pandemia da Covid-19 realizada entre os dias 26 de maio a 3 de junho. Um dos dados revelados pelo estudo aponta que 74,8% dos potiguares pretendem viajar após a pandemia.

A pesquisa contou com o apoio da UFRN através do Departamento de Turismo (Detur) e apresenta um perfil detalhado do que os turistas potiguares vão buscar após a pandemia, norteando poder público e empreendimentos turísticos para a retomada do turismo no RN. A amostra foi de 1.253 questionários digitais e todos os dados podem ser consultados neste link.

Dentre os resultados, a investigação evidenciou que 28,9% dos turistas potiguares irão preferir destinos domésticos, sendo 24,4% dentro do RN, e 21,4% no Nordeste. No RN, Pipa se destaca como destino turístico a ser mais procurado pelos potiguares, citada por 30,2% dos futuros viajantes, seguido de São Miguel do Gostoso (20,1%) e Serra de São Bento e região (14,9%). Na conquista dos visitantes, os diferenciais mais relevantes serão os atrativos turísticos (22,4%), preços praticados (21,6%) e cuidados com a higienização sanitária dos ambientes turísticos (20,1%).

O coordenador do Observatur, Prof. Dr. Sidcley Alegrini, do curso de Turismo-Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), destaca a importância do estudo: “Buscamos municiar o setor com informações valiosas para a reabertura, depois do cumprimento dos decretos estaduais de isolamento social, que provocaram o fechamento de hotéis, pousadas, equipamentos de lazer, bares, restaurantes e similares no RN, assim como, afetaram os trabalhadores autônomos do turismo, como os guias, bugueiros, entre outros prestadores de serviços”.

PARCERIA

A proposta de criação do Observatur/RN surgiu a partir do Conselho Estadual de Turismo do RN (Conetur), onde foi firmado um compromisso público para realização das primeiras pesquisas de demanda turística no RN. O Observatório reúne a UERN (coordenadora do projeto), UFRN, Universidade Potiguar (UnP), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Secretaria de Estado de Turismo (Setur/RN), Secretaria Municipal de Turismo de Natal, Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Sindicato dos Bugueiros do RN e Sindicato dos Guias de Turismo do RN (Singtur/RN).

O Observatório do Turismo, sediado no Campus de Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é destinado ao fomento do turismo potiguar, através da análise do comportamento do turista, levantando, compilando e interpretando dados estatísticos, para ser um instrumento social, facilitador de gestão, informações e debate do setor.

 

Fonte: Ascom CCSA de Agecom UFRN

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *