PENSE! Por Que Virei Ateu? Leandro Karnal Explica Seu Ateísmo; Vídeo

Foto: Divulgação

Leandro Karnal (São Leopoldo, 1 de fevereiro de 1963) é um historiador brasileiro, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e da PUC-RS, especializado em história da América, escritor, palestrante e apresentador de TV. Foi também curador de diversas exposições, como A Escrita da Memória, em São Paulo, tendo colaborado ainda na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Graduado em história pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Karnal tem publicações sobre o ensino de história, história da América e história das religiões.

Terceiro de quatro filhos, teve formação jesuítica e foi católico praticante durante a infância e parte da juventude antes de se tornar ateu. Aos 24 anos, mudou-se para São Paulo, onde fez doutorado na USP e iniciou sua carreira como professor. Veja o vídeo:

 

Compartilhe:

Comentário (1)

  • carlos alberto cunha Responder

    Brilhante e didático, como sempre, o Leandro Karnal, tratando de um tema tão complexo, polêmico e, ao mesmo tempo, tão fascinante. Dia desses li que um blogueiro americano chamado Steve Wells responsabilizou o Deus do Antigo Testamento, por 2.270.365 mortes, causadas por ciúme, vingança, violência sem medida, mágoa, infanticídio, fraticídio, despotismo, genocídio e alguns motivos fúteis. Este levantamento contraria o que se espera de um verdadeiro Deus, principalmente quanto ao atributo da onisciência. Então, Deus enviou Jesus para dizer que não levassem ao pé da letra essas histórias horripilantes contidas no Tanach, e reproduzidos no Antigo Testamento da Bíblia cristã. A mensagem de Jesus são de amor, solidariedade, justiça, bondade, perdão, o oposto do que consta, em boa medida, no Livro Sagrado dos judeus. Então, pode-se dizer que Jesus não veio salvar os homens, mas salvar o próprio Deus daqueles pecados relatados no AT.

    14 de outubro de 2020 at 23:28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.