PENSE! Projeto ‘Gestão Pública em Pauta’ Prove Live Sobre Uso Adequado Das Redes Sociais

Imagem: Ilustração

“Orientações sobre uso adequado das redes sociais pelos trabalhadores e pelas instituições” é o tema da live desta terça-feira (25) do projeto “Gestão Pública em Pauta”, de iniciativa da Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN). A transmissão será realizada, às 10h30, no perfil do Instagram da Sead: @sead_rn.

O convidado desta edição será o analista de sistemas Hideljundes Macêdo, que integra a Escola Tecnologia da Informação (TI) para Gestão Pública e tem Mestrado em Gestão Pública e Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior. O especialista é autor de vários sistemas públicos e privados, como a plataforma CERES – que foi premiada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura); o sistema de consignados do Governo do Estado e também o software responsável pelos agendamentos para alguns serviços oferecidos nas Centrais do Cidadão. A mediação da live será feita pelo técnico da EGRN, Ricardo Amaral.

De acordo com Macêdo, a proposta é promover uma reflexão sobre como as pessoas, tanto servidores públicos como a população em geral, podem aproveitar as redes sociais de forma segura, sem muita exposição ou sem caírem em armadilhas virtuais. “A ideia é que as pessoas percebam que a utilização das redes pode ser positiva, mas observando alguns cuidados. Que as empresas públicas precisam ter um padrão de uso, evitando propagar qualquer coisa, de qualquer jeito”, resume.

As redes sociais já fazem parte do cotidiano de grande parte das pessoas há muitos anos. No entanto, seu uso indiscriminado pode trazer transtornos para os usuários. Segundo o analista de sistemas, conteúdos compartilhados na internet podem ser potencializados tanto de forma positiva quanto negativa. “Informação é poder. Hoje em dia, pessoas procuram brechas na internet, dados sobre você, para praticar crimes, deixando-lhe vulnerável”, exemplifica Macêdo sobre golpes ou polêmicas virtuais em que o usuário pode se envolver.

No bate-papo, o servidor da Escola de TI abordará ainda como os servidores públicos podem tirar proveito das redes sociais, em prol da gestão pública. “É possível trabalhar os dados, as informações nas redes, de maneira proativa. Isso vai fazer uma grande diferença para os gestores. Aquele que é proativo, que consegue entender isso, consegue tomar uma decisão mais assertiva e rapidamente, pode se antecipar na resolução de problemas”, diz.

O projeto “Gestão Pública em Pauta” tem por finalidade fomentar debates no campo do serviço público, além de estimular servidores do Rio Grande do Norte a cultivarem o hábito da aprendizagem online. As transmissões ocorrem semanalmente no perfil do Instagram da Sead, sempre trazendo um ou dois convidados especialistas para abordar um assunto diferente relacionado à gestão pública.

SERVIÇO

Live Orientações sobre uso adequado das redes sociais pelos trabalhadores e pelas instituições

Quando: 25 de agosto (terça)
Hora: 10h30
Onde: perfil do Instagram @sead_rn
Convidado: Hideljundes Macêdo (Sead/Escola de TI)
Mediação: Ricardo Amaral (Sead/EGRN)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.