PENSE! UFRN Promove Conversa Com Juristas De Renome Nacional; Michel Temer E Raquel Dodge Participam

A didática nos cursos de graduação universitária precisou se adaptar ao ambiente digital no período da pandemia do coronavírus em todo o Brasil. Pensando nisso, a professora Michele Elali, do Departamento de Direito Privado (Dipri), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFRN), criou o Projeto de Extensão I Ciclo de Carreiras Jurídicas: O Direito é plural, que será realizado sempre às segundas-feiras, no período de 31 de agosto a 14 de dezembro, às 19h30, através do YouTube.

O evento é gratuito, aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas através do site. A programação é formada por 13 encontros que contarão com a participação de nomes como Michel Temer, André Santa Cruz, Raquel Dodge, Joaquim Morais, Gabriel Faria Oliveira, Alexandre Morais da Rosa, Wagner Rosário, Flávia Piovesan, Nelson Rosenvald, Patricia Ferraz, Newton De Lucca e Ana Paula Martinez.

Para a professora Michele Elali, a ideia dos encontros é inspirar estudantes de direito e a comunidade a enxergar diferentes possibilidades de futuro profissional, ampliando horizontes: “Valemo-nos do momento de emergência sanitária para ultrapassar os limites geográficos, desmistificar o ensino remoto, e ainda concretizarmos o intercâmbio e acesso da educação à nível global, apresentando diferentes possibilidades de futuro profissional no direito e estreitando o desenvolvimento e a experiência dos juristas com a sociedade”, destaca.

A abertura será com o reitor da UFRN, Daniel Diniz, que vai bater um papo sobre o papel da Universidade e as transformações ocasionadas pela pandemia. “No contexto da pandemia, a UFRN vem desenvolvendo ações de enfrentamento à covid-19 em diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, o Departamento de Direito Privado teve a iniciativa de promover um ciclo de eventos para aproximar juristas do cenário nacional à comunidade acadêmica, ofertando um espaço virtual para o intercâmbio de ideias, com o intuito de propor discussões importantes para toda sociedade”, considera Daniel Diniz.

Todos os episódios do I Ciclo de Carreiras Jurídicas também fazem parte da disciplina Carreiras Jurídicas, ministrada pela professora Michele, e terão duração de uma hora, com exposição e interação através das redes sociais. Os encontros do #MEconvida são independentes e qualquer pessoa pode se inscrever nas atividades, que foram cadastradas como episódios individuais, e receberão certificados por cada evento como participante após inscrito. (clique aqui e acesse os links no site).

Outras informações podem ser consultadas no e-mail: odireitoeplural@gmail.com

Confira a programação completa:

31/8/2020

Abertura com o reitor da UFRN, Daniel Diniz

Michele Elali – Professora da UFRN

14/9/2020

Michel Temer (tema: A Separação dos Poderes nas Constituições Brasileiras)

ex-Presidente da República (2016-2019) e professor de Direito Constitucional da PUC/SP

21/9/2020

André Santa Cruz – Procurador Federal/AGU

28/9/2020

Raquel Dodge – Procuradora-Geral da República (2017-2019)

05/10/2020

Joaquim Morais – Diplomata lotado na embaixada do Brasil em Paris

9/10/2020

Gabriel Faria Oliveira – Defensor Público-Geral da União (2018-2020)

26/10/2020

Alexandre Morais da Rosa – Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

9/11/2020

Wagner Rosário – Ministro-chefe da Controladoria-Geral da União

16/11/2020

Flávia Piovesan – Procuradora do Estado de São Paulo e professora da PUC/SP

23/11/2020

Nelson Rosenvald – Procurador de Justiça do MP de Minas Gerais

30/11/2020

Patricia Ferraz – Diretora de Registro de Imóveis da CNR (Confederação de Notários e Registradores)

7/12/2020

Newton De Lucca – Desembargador Federal do TRF da 3ª Região

14/12/2020

Ana Paula Martinez – Diretora do Dep. de Proteção e Defesa Econômica e Sec. Adj. da SDE/MJ (Sec. de Direito Econômico/Min. da Justiça) (2007-2010)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.