Pesquisador da UFRN é selecionado em nova chamada do Instituto Serrapilheira

O Professor Farinaldo Queiroz, pesquisador do Instituto Internacional de Física da UFRN, foi um dos 23 selecionados na 3ª Chamada Pública de Apoio à Ciência, anunciada pelo Instituto Serrapilheira.

Esta é a terceira vez em que o IIF integra a lista de premiados pelo programa. Em anos anteriores o professor Rafael Chaves (2018) e o professor Thiago Fleury (2019), pesquisadores nas áreas de informação quântica e teoria de cordas, respectivamente, também foram selecionados para receber financiamentos.

Líder da linha de pesquisa em partículas e astropartículas, o Professor Queiroz tem se destacado pelo estudo da matéria escura, no qual tem contribuído com novas abordagens para o assunto. Sua seleção aconteceu através do trabalho “O Universo é escuro”, que trata deste tema.

Nesta chamada, cada um dos selecionados receberá uma linha de financiamento de até R$ 100 mil. Eles também terão acesso a treinamentos, participação em eventos de integração e iniciativas de colaboração, pautadas pelos valores da ciência aberta e diversidade na ciência.

Os cientistas selecionados serão reavaliados após um ano. A partir daí, até três terão o apoio renovado e receberão até R$ 700 mil para investir em suas pesquisas por três anos.

Texto: Cyro Souza – IIF

Compartilhe:

Comentário (1)

  • Cyra Responder

    Parabens, fantástico, pesquisa cientifica tem que investir mesmo.Gratificante nossos professores se inserindo em programas top de pesquisa. Emocionante.

    2 de junho de 2020 at 14:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *