PENSE! Projeto Isadora Rezende promove documentário sobre Oriano de Almeida

Documentário sobre o pianista Oriano de Almeida, com direção, roteiro e fotografia de Carito Cavalcanti (Praieira Filmes). O filme tem a duração de 25 minutos e traz recortes da vida e obra do artista, através de depoimentos de pessoas relacionadas a ele, como o historiador Claudio Galvão que escreveu um livro sobre Oriano intitulado “O Céu Era o Limite”. O documentário faz um resgate da memória biográfica de Oriano e busca transcender ao que está escrito em livros, valorizando a tradição oral, trazendo também muitas imagens de arquivo. Além do historiador Claudio Galvão, o filme tem ainda a participação de Diógenes da Cunha Lima (advogado, poeta e presidente da Academia Norte Rio-Grandense de Letras), Marluze Romano (pianista e aluna de Oriano), Luiza Maria Dantas (pianista e aluna de Oriano), Danilo Guanais (músico, compositor e professor da EMUFRN), Guilherme Rodrigues (pianista e professor da EMUFRN), e a participação especial da jovem pianista Isadora Rezende que conduz as entrevistas. O filme também faz um paralelo entre Oriano e Isadora. Durante vários meses o cineasta Carito Cavalcanti acompanhou Isadora Rezende nessa busca sobre a história de Oriano de Almeida, cuja pesquisa foi coordenada por Fernanda Ferreira – mãe de Isadora e produtora do “Projeto Isadora Rezende”. O filme é mais uma ação do “Projeto Isadora Rezende” que também promoveu o recital “Isadora e Oriano”.

De 15 a 30 de junho de 2020, no Vimeo da Praieira Filmes (https://vimeo.com/385278205) e no YouTube de Isadora Rezende (https://www.youtube.com/watch?v=aK040fWEnyc).

Direção, Roteiro, Fotografia e Som Direto: Carito Cavalcanti
Edição: Carito Cavalcanti e Levi Herrera
Finalização: Levi Herrera
Texto e Narração Final: Isadora Rezende
Mixagem de Áudio: Fernando Suassuna
Imagens de Arquivo: Acervo Oriano de Almeida da EMUFRN, Acervo Pessoal de Claudio Galvão, Acervo Pessoal de Lilian Bianchi e Programa Memória Viva da TVU-RN
Projeto Gráfico: Casulo
Produtora: Praieira Filmes
Produção do Projeto Isadora Rezende: Fernanda Ferreira

Por Ordem de Aparição:

Isadora Rezende
Fernanda Ferreira
Daniel Rezende
Diógenes da Cunha Lima
Marluze Romano
Luiza Maria Dantas
Claudio Galvão
Danilo Guanais
Guilherme Rodrigues

*

Agradecimentos: Guilherme Rodrigues, Isabel Costa, Cláudio Galvão, Marluze Romano, Luiza Maria Dantas, Danilo Guanais, Diógenes da Cunha Lima, Lilian Bianchi, TVU-RN, EMUFRN… e todos que tornaram possível a realização desse filme.

*

Patrocínio: Prefeitura Natal, Programa Djalma Maranhão, Cei Romualdo Galvão
Apoio: Escola de Música UFRN, UFRN

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.