SINO CENTENÁRIO DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO SERÁ RECOLOCADO NESTA QUINTA-FEIRA

FOTO: REPRODUÇÃO

Nesta quinta-feira, 14 de outubro, às 09h30, será recolocado o sino centenário da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Antiga). O sino fundido em 1873, durante o Império do Brasil, faz parte da vida da Cidade do Natal há 148 anos e estava parado há 1 ano por problemas nas suas hastes de sustentação, e no último dia 24 de setembro havia sido retirado da torre da Catedral para uma restauração. O sino foi feito no Estado de Pernambuco, especialmente para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, pelo sineiro Manoel dos Santos Villaça. Há 148 anos foi fixado no campanário da torre da Catedral Antiga e desde então é a “Voz de Deus” para o povo da Cidade do Natal.

Este sino não era tocado somente nas cerimônias religiosas como em missas, procissões, bençãos, batizados; era tocado também para anunciar todos os acontecimentos da sociedade potiguar tais como: anunciar o nascimento ou a morte das pessoas, anunciar comunicados oficiais do presidente da capitania, avisar sobre os perigos, eleições e etc.

Uma das muitas histórias que envolve este centenário sino é do período do paroquiato do Servo de Deus, Pe. João Maria Cavalcanti de Britto: Segundo os registros, durante a grande epidemia de varíola que assolou a Cidade do Natal no final do século 19, o sino era repicado de forma fúnebre a cada morte.

Com 421 anos, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Antiga), é o primeiro templo construído no Estado do RN. Nesta Catedral foi celebrada a Missa de Fundação da Cidade do Natal no dia 25 de dezembro de 1599 e hoje é um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico de Natal.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.