UFRN participa de programação nacional organizada pela SBPC

A comunidade científica se mobiliza nesta terça-feira, 9, pela defesa da vida e da ciência em novo movimento promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), intitulado Marcha Virtual pela Ciência. A UFRN também integra esse movimento com a realização de algumas atividades virtuais que reforçam essa luta.

Às 10h, o painel Ambiente: meio antropológico, meio biológico será a primeira delas. A discussão será coordenada pelo neurocientista Eduardo Sequerra, do Instituto do Cérebro da UFRN (ICe), com a participação de Sérgio Lima, do Departamento de Botânica e Zoologia da UFRN, e Karine Narahara, do Laboratório Geru Maa de Africologia e Filosofia Ameríndia da UFRJ. O debate acontece pelo canal do ICe no YouTube: youtube.com/c/iceufrn.

Às 11h, o painel Ambiente, Saúde e Pesquisa em prol da vida reúne três pesquisadores que debaterão e responderão perguntas do público no canal do YouTube da UFRN: youtube.com/canalufrn. A moderação será da professora Sílvia Batistuzzo, de Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG/UFRN) e membro da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental (MutaGen-Brasil). Os participantes serão a professora Gisela Umbuzeiro, da Faculdade de Teconologia da Unicamp, que debaterá sobre o Uso de agrotóxicos no Brasil, e o professor Carlos Menck, do Departamento de Ciências Biomédicas da USP, que tratará sobre A ciência brasileira durante a pandemia.

Às 14h30, o projeto Sala de Ciência (SCI/UFRN) realiza a conferência Como divulgar a ciência, apresentada pelo jornalista e escritor Reinaldo José Lopes, colunista da Folha de São Paulo. A mediação será dos jornalistas Cyro Souza, assessor do IIP/UFRN, e Paiva Rebouças, diretor da Agecom/UFRN e coordenador do SCI/UFRN. Participam do debate o físico Rafael Chaves (IIP/UFRN) e os jornalistas Marcos Neves Jr. (Agecom/UFRN), Rafael Duarte (Agência Saiba Mais) e Edna Ferreira (Nossa Ciência). A ação que integra a programação do I Ciclo de Debates sobre Jornalismo Científico e Popularização da Ciência da UFRN pode ser vista no canal do YouTube do Instituto Internacional de Física: youtube.com/iiptv.

A Marcha Virtual pela Vida envolve mais de 70 entidades, instituições e movimentos de todos os setores da sociedade em defesa da vida, da saúde e do SUS, da solidariedade, do meio ambiente, da democracia, da ciência e da educação. A programação completa da Marcha pode ser vista no site: marchavirtualpelavida.org.br.

 

Fonte: Redação Agecom

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *