V MOSTRA PEDAGÓGICA CASA DURVAL PAIVA: VIVER FELIZ, CONECTANDO SABERES (Sandra Fernandes da Costa)

Anualmente, a Casa Durval Paiva tem planejado, no calendário pedagógico do Setor de Educação, a Mostra Pedagógica. A fim de democratizar os conhecimentos construídos por crianças e adolescentes em tratamento oncológico e hematológico, ao longo do ano letivo, por meio das atividades curriculares e extracurriculares realizadas nas classes hospitalar e domiciliar da instituição.

A iniciativa visa ampliar a interação entre classes hospitalar/domiciliar e sociedade, informando sobre o compromisso que a Instituição tem, com a educação dos pacientes assistidos por ela, bem como, estreitar a comunicação entre importantes parceiros, como a Secretaria Estadual de Educação, representada pelo Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar do RN – NAEHD e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal RN – COMDICA/FIA.

Atendendo ao contexto atual, em virtude da pandemia do Coronavírus (covid-19), que impôs a necessidade de reorganização das atividades presenciais nas instituições de ensino e mudanças nas práticas educacionais, em todo o país. Professores e alunos tiveram que se acostumar e se reinventar, na forma de aprender e de ensinar, alternando entre aulas remotas e presenciais, consolidando assim o atendimento híbrido, onde os educadores se viram diante de novos desafios, aos quais estavam pouco ou nada preparados, e dessa forma fazer acontecer a aprendizagem dos alunos/pacientes assistidos.

Para a V Mostra Pedagógica da Casa Durval Paiva, o setor educacional adotou essa metodologia de ensino híbrido, para execução das oficinas de teatro, contação de histórias, musicalização, robótica, psicomotricidade, arteterapia, desenho, dentre outras, levando em consideração a reorganização das atividades pedagógicas com crianças, adolescentes, consideradas de fundamental importância para esse período de adoecimento.

Por serem contempladas com recursos do Projeto “Viver Feliz”, financiados pela EDP Renováveis, e executadas por meio da metodologia híbrida, de forma multidisciplinar entre os demais setores da Instituição e outras áreas do conhecimento, a V Mostra Pedagógica recebeu como tema: Viver Feliz, conectando saberes. Dessa forma, excepcionalmente para essa edição, a exposição não será aberta ao público externo, tendo em vista que os pacientes a CDP fazem parte do grupo de risco.

Sendo assim, a Mostra Pedagógica consiste em uma alternativa didático-metodológica, adotada como espaço para expor os resultados do que foi aprendido pelas crianças, desde que a pandemia foi deflagrada. Portanto, o objetivo pedagógico é reunir a produção de diferentes áreas de conhecimento curricular e extracurricular, dando relevo a interface entre esses saberes e os desafios que o próprio contexto pandêmico trouxe, no sentido de redimensionar o ensino, os seus processos educativos e a própria relação de produção de conhecimento e desenvolvimento integral dos sujeitos envolvidos.

Sandra Fernandes da Costa é Coordenadora Pedagógica da Casa Durval Paiva

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.