[VÍDEO]HOJE NA HISTÓRIA – 1981: ÚLTIMA LUTA DE MUHAMMAD ALI (“Drama nas Bahamas”)

O último combate do maior pugilista de sempre foi a 11 de Dezembro de 1981, mas quem subiu ao ringue em Nassau já não voava como uma borboleta e nem picava como uma abelha.

“Drama in Bahama” foi como ficou conhecido o último combate de Muhammad Ali GETTY IMAGES

O ator Sylvester Stallone, que estava assistindo a luta na primeira fila ao lado do ringue, disse que “Foi como assistir a autópsia de um homem que ainda estava vivo.” O treinador de Ali, Angelo Dundee, finalmente parou a luta no intervalo após o 11° assalto, a única luta que Ali perdeu por nocaute. O nocaute técnico marcou o fim do prestígio de Ali. (VÍDEO ABAIXO)

Há quarenta anos, Muhammad Ali sofreu a única derrota consecutiva de sua carreira no boxe, o que o levou a se aposentar definitivamente. Ali havia anteriormente abandonado o esporte no verão de 1979, meses depois de vencer um terceiro campeonato mundial de pesos pesados ​​insuperável. Outubro de 1980 trouxe seu retorno ao ringue: uma tentativa fracassada de recuperar o título de seu ex-sparring, Larry Holmes, em Las Vegas. Após o nocaute de Holmes sobre Ali, as preocupações com a saúde de Ali impediram “The Greatest” de obter outra licença para lutar nos Estados Unidos. Portanto, Ali, de 39 anos, e Trevor Berbick, 12 anos mais jovem – um jamaicano com 19-2-1 recorde – quadrado no que ficou conhecido como o “Drama nas Bahamas”.

O Queen Elizabeth Sport Center em Nassau estava tão mal equipado para a partida que um sino de vaca sinalizou o início de todas as 10 rodadas. Cerca de 10.000 espectadores – alguns dos quais pagaram apenas US $ 5 – viram Berbick derrotar Ali por unanimidade. Mesmo assim, Ali ganhou mais de um milhão de dólares por seu desempenho e ficou grato por ter permanecido de pé. “Pai Tempo”, Ali admitiu aos repórteres, “ele me pegou”. Em três anos, o amado atleta descobriu que tinha a doença de Parkinson, mas manteve sua presença pública por décadas, acendendo indelevelmente o caldeirão olímpico nos Jogos de Atlanta de 1996.

FONTE: WIKIPÉDIA/Muhammad Ali

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *