WhatsApp libera carrinho de compras no Brasil

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A plataforma de comunicação WhatsApp tem domínio completo no mercado brasileiro: o app está instalado em 92% dos smartphones ativos no país, e se tornou parte central da comunicação com a família, amigos, trabalho e serviços e lojas. Essa última categoria, do comércio online e atendimento pelo app, tem recebido uma grande dedicação por parte da empresa com constantes atualizações com novos recursos.

Como serviço grátis, o WhatsApp é monetizado de forma indireta, através da coleta de dados agregados dos usuários ou, principalmente, a prestação de serviços dedicados às grandes empresas que precisam do aplicativo para operar com mais eficiência. Muitos desses recursos estão disponíveis gratuitamente para pequenos e médios empresários, através do serviço WhatsApp Business. Com a nova atualização, a experiência de compra ficou ainda mais otimizada. Confira como funciona e como usar o carrinho de compras do WhatsApp.

Antes de mais nada, é importante destacar que o WhatsApp continua sendo um aplicativo de mensagens, não uma plataforma de compra e vendas, e portanto, alguns cuidados devem ser tomados para evitar golpes ou roubo. Faça pagamentos através de plataformas seguras, certifique-se da identidade do vendedor, e instale uma VPN para Windows PC antes de usar o WhatsApp Web para proteger a conversa de ataques hacker.

O Que é WhatsApp Business?

Se você já buscou o atendimento de alguma loja ou serviço pelo WhatsApp, provavelmente interagiu com uma conta comercial. As contas comerciais são registradas através de uma versão separada do aplicativo, o WhatsApp Business, e contam com uma série de recursos para beneficiar usuários e empresários nas relações dentro do aplicativo.

Uma conta comercial do WhatsApp é capaz de configurar mensagens automáticas, adicionar um símbolo de verificação de identidade à conta, fornecer um painel de informações com horários de funcionamento e dúvidas frequentes, e mais recentemente até um catálogo de produtos com botão de compra.

Pesquisas conduzidas no Brasil demonstraram que a maioria dos usuários se sentem mais confortáveis comprando em lojas virtuais que possuem atendimento via WhatsApp quando comparado ao email ou telefone. Isso é de especial importância no ano de 2020, quando muitas empresas migraram para as vendas online como forma de manter a continuidade de suas operações durante a pandemia. O WhatsApp Business é gratuito com limitações, e para empresas com necessidades mais avançadas, é possível conversar com consultores do serviço.

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Carrinho de compras

A nova atualização do aplicativo traz consigo o carrinho de compras. Assim como o carrinho de sites de venda, o recurso permite que o usuário selecione diversos produtos do catálogo oferecido pela empresa e, com um único botão, indicar qual conjunto de produtos deseja comprar. Isso poupa o tempo de digitar o nome e opção de cada produto, facilita a organização e memória, e previne confusões na experiência de compra.

Para usar o serviço, basta navegar até uma conversa com uma loja que habilitou e configurou seu catálogo. Basta abrir o catálogo, escolher um produto e a opção “Adicionar ao carrinho”, se desejar mais produtos escolha a opção “Continuar comprando” e, quando estiver satisfeito, toque no ícone com círculo e seta para enviar a lista para o lojista.

Compras pelo WhatsApp

O carrinho de compras, juntamente ao catálogo, botão de compra, e contas comerciais, fazem o WhatsApp ser extremamente semelhante a qualquer outro site de compras, mas com a vantagem de um chat pessoal para cada usuário. Isso pode levantar a dúvida: O que falta para efetivamente comprar através do aplicativo?

Atualmente, apesar de todos os recursos comerciais, ao fim da seleção de produtos um atendente ainda precisa ler as mensagens, processar a compra, e oferecer algum método de pagamento externo. O WhatsApp desenvolveu um sistema de pagamentos dentro do aplicativo, que funcionaria de forma rápida e integrada, mas graças à pressão do Banco Central e agências de fiscalização, o recurso foi cancelado no Brasil por tempo indeterminado.

Aplicativos semelhantes usados em outros países, como o WeChat na China, englobam redes sociais, mensagens, lojas, pagamentos pessoais e comerciais, carteira de identidade e blogs em um único aplicativo, e observaram grande sucesso. Ao andar pela China, você pode pagar por um táxi, um produto em uma loja, e até uma estadia em um hotel, apenas escaneando o código QR do WeChat com a câmera de seu celular.

Assim, conseguimos ver como o foco do WhatsApp em contas comerciais está cada vez maior, aumentando sua plataforma de monetização e providenciando maior facilidade e agilidade na experiência de compras pela internet, tão importantes nos dias atuais. Confira também o lançamento do iPhone 12 Mini da Apple.

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