Josimey Costa divulga nota sobre eleição na Academia de Letras do RN

Foto: Arquivo Pessoal

Uma democracia se faz com civilidade e republicanismo.

Esse foi o espírito da última eleição na Academia Norte-rio-grandense de Letras, no dia 02/08/2022, em que foi escolhida a nova ocupante da cadeira 32, Isaura Rosado.

Como pleiteante que fui, parabenizo a recém eleita imortal e agradeço à presidência dessa histórica e importante casa, que conduziu um pleito em que as mulheres tiveram vez e voz.

Também agradeço às acadêmicas e aos acadêmicos, tanto aos que compreenderam e apoiaram a minha proposta na forma de 15 honrosos votos como aos que me brindaram com a oportunidade de convivência e diálogo.

Tenho outros agradecimentos igualmente importantes.

Sou profundamente grata às muitas manifestações de apoio à minha candidatura, vindas tanto de gente das letras como eu, quanto de personalidades ilustres ou de pessoas simples, sem renome.

Quero reafirmar aqui o meu enorme orgulho de tê-las representado na recente disputa. Embora a plena vitória não tenha sido alcançada, as vozes potencializadas nesta luta se fizeram ouvir.

Mais que ocupar um cadeira, nossa batalha foi por visibilidade de direitos e abertura de possibilidades, por reconhecimento amplo e igualdade de tratamento ante as estruturas capilares dos poderes instituídos. Nesse sentido, acho que avançamos.

Que a literatura nos acompanhe sempre. Como Antonio Machado, acredito que “o caminho se faz ao caminhar” e, como Clarice Lispector, penso que “a invenção do hoje é o meu único meio de instaurar o futuro”.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *