Sig  Bergamin participa da edição Janelas Casa Cor SP

Divulgação

Um dos nomes mais importantes do cenário da arquitetura nacional, e conhecido internacionalmente, Sig Bergamin volta à CASACOR SP e participa do novo projeto “Janelas” que surge em um momento de mudanças em todos os aspectos da vida humana. Trabalho, lazer, relações e até a forma de se alimentar foram impactados em 2020 e, se adequando ao novo modelo, “Janelas”, que pontua a 34ª edição da mostra, acontecerá de 8 de novembro a 8 de dezembro em vários pontos da capital paulista.

Para essa edição, na qual vitrines espalhadas materializam a casa no pós-pandemia, Sig assina o Banho de Luz – Espaço Deca Banheiro. E, como pela primeira vez o público não poderá “entrar” nos ambientes, Sig desenvolveu um espaço em que o uso de espelhos trará o visitante, ou mesmo o pedestre, para “dentro” do espaço. “Minha ideia é que o visitante se enxergue e se sinta acolhido dentro de um ambiente alegre e colorido”, conta o arquiteto ao se referir à grande parede de espelhos da Casa Mansur que aplicou ao fundo do contêiner, assim como no gabinete Florence, refletindo a parede totalmente revestida com porcelanatos de cores vivas da linha Maiolica da Portinari. “De alguma forma, todos estarão lá dentro e faremos do espaço o mais democrático possível”, pontua Sig.

O projeto traz no piso, um porcelanato clássico da coleção Unique da marca Portinari. Elegante e atemporal, o preto é a paleta escolhida por Sig na maior parte dos itens sanitários para criar contraste e dar destaque às peças assinadas que compõem o portfólio Deca. É o caso da cuba de apoio redonda, em ébano fosco, desenhada pelo pernambucano Osvaldo Tenório cujas formas orgânicas surgem de suas inspirações regionais, essencialmente brasileiras. O mesmo ébano fosco tinge a bacia convencional e seu design, moderno e inovador, garante charme e requinte ao ambiente.

Na mesma sintonia, Sig selecionou para o espaço chuveiros com tubo de teto de Jader Almeida na cor Black Matte. A peça futurista foi criada pelo designer numa viagem que fez para o ano de 2030. Também em Black Matte, a torneira de piso Tube e suas linhas retas de desenho leve, coordena tanto em cor quanto em forma com o monocomando de chuveiro da coleção Unic. Completam os itens sanitários, a papeleira de piso, igualmente desenhada por Jader, e as papeleiras duplas da coleção Quadratta que personifica a releitura de linhas de design reconhecido em uma interpretação minimalista.

Pensando no futuro e nas novas tendências da arquitetura, na concepção do arquiteto, o espaço será muito fluído, explorando ao máximo a permeabilidade visual. A tradicional alvenaria dá espaço para divisórias de vidros coloridos, todos também da Casa Mansur. A ideia é trazer a alegria e a irreverência, característicos de seus projetos, em uma releitura contemporânea. Tanta transparência ganhará forma e textura por outro elemento chave: a luz. O grande urbanista francês Le Corbusier dizia que “a arquitetura é o jogo sábio correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz” e Sig trouxe esse conceito ao seu projeto sob duas perspectivas – diurna e noturna! Diurna porque a luz solar ao longo do dia provocará, em contato com os vidros coloridos e espelhos, diversas sensações cromáticas e visuais ao espaço. Já ao anoitecer, luzes artificiais de led (Gaya e Puntoluce), em contato com os mesmos vidros, provocarão outra experiência visual.

Pessoas representadas por manequins, da Vivo Manequins e uma humanização assinada pelo VMSP trazem ainda mais realidade e um toque de provocação ao projeto, pois remetem a cenas da vida real, com cadeiras Casual Móveis, somadas à elegância ímpar de toalhas Trousseau. Mas, entre todos os produtos Deca alocados no projeto (toda a linha sanitária, toalheiro, chuveiro), a torneira de lavatório da coleção Jader Almeida, com a liberação de fluxo condicionada apenas a aproximação das mãos, se reflete em uma alternativa sustentável e um importante item para se levar em consideração em projetos no futuro, já que um simples toque hoje se tornou potencialmente perigoso. Mauro Contesini assina o paisagismo em frente ao espaço, e, para finalizar, uma paleta vibrante, colorida e alegre da Coral dão o toque final ao projeto.

Fornecedores:
Cadeiras Casual Móveis
Linha sanitária DECA
Gabinete do banheiro e os dois armários na sala de massagem Florence
Iluminação – Gaya e PuntoLuce
Vidro, espelhos, banheira de vidro e maca de massagem – Casa Mansur
Gerenciamento e coordenação de obra – EXP Advisors
Manequins – Vivos Manequins – @yolandamanequins
Toalhas – Trousseau
Paisagismo – Michel Farah
Tintas: Coral
Vitrine: VMSP
Revestimentos: Ceusa e Portinari

SIG BERGAMIN
Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, Sig Bergamin é aclamado mundialmente pelo seu estilo único em compor ambientes ousados. Ao longo dos mais de 35 anos de carreira brilhante, criou sua marca, seu estilo – uma junção de ecletismo, diversidades étnicas, humor e versatilidade, fazendo disso suas ferramentas de trabalho, tendo projetos executados por todo Brasil, Estados Unidos e Europa.
Dono de um escritório de arquitetura em São Paulo com base em Nova Iorque e Paris, é autor de diversas publicações nacionais e internacionais. Bergamin é internacionalmente premiado por seu trabalho e está incluído na A-List da Elle Decor e na AD 100 list da Architectural Digest. Sig Bergamin é um patrimônio Brasileiro.

Janelas CASACOR
O que mudou em nossas vidas e em nossos lares com o novo coronavírus? Quais são nossas novas necessidades e anseios? Tudo será digital ou ainda resta espaço para o contato? Essas e outras questões foram fundamentais para o desenvolvimento dos projetos que estamparão vitrines em áreas centrais e periféricas das metrópoles, dando continuidade ao compromisso de responsabilidade social e sustentabilidade da CASACOR. Os ambientes poderão ser vistos de duas formas, totalmente gratuitas: pessoalmente, cumprindo as regras de saúde, segurança e distanciamento social; ou em visitas virtuais no site oficial da CASACOR, guiadas pelo autor de cada projeto.

CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2020 chega à sua 34ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *