UFRN/IMD participa de eventos para discutir proposta de Cidade Inteligente

ILUSTRAÇÃO

Para debater e incentivar o uso da tecnologia pela Administração Pública natalense, diretores e coordenadores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) participaram, na última quinta-feira, 29, de eventos presenciais e online relacionados ao projeto Natal Cidade Inteligente – Prefeitura Aberta e Cidadão Participante, iniciativa de fomento à instituição de políticas para otimizar recursos ambientais da capital potiguar.

A programação contou com dois encontros: uma coletiva de imprensa e uma live no YouTube, que serviram para mostrar tanto aos veículos de comunicação como a toda sociedade uma série de propostas tecnológicas para desenvolvimento social e econômico da cidade. As ideias foram elencadas em uma carta apresentada previamente aos candidatos à prefeitura de Natal.

Durante a coletiva, foram apresentados detalhes sobre a criação e as propostas do documento principal do projeto. Além disso, os participantes fizeram uma breve alusão aos objetivos do Smart Metrópolis, projeto do IMD especializado na criação de tecnologias aplicadas a cidades inteligentes.

Estiveram presentes na ocasião o Reitor da UFRN, professor Daniel Diniz, e o diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo, além do diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital, Rodrigo Romão, entre outros membros do Instituto.

live, por sua vez, transmitida na noite do mesmo dia, discutiu os pontos da proposta apresentada aos candidatos. Para conduzir os debates, estiveram presentes o professor Frederico Lopes, do IMD, o presidente da ECOCIL e do Sinduscon, Sílvio Bezerra, e a professora da UFRN Jane Barbosa.

O projeto

Contemplando 11 áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico de Natal, o projeto promove o estímulo ao uso de tecnologias na gestão inteligente da cidade. Entre os nichos, encontram-se: saúde pública, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, segurança e urbanismo.

Segundo Rodrigo Romão, a carta entregue aos candidatos à prefeitura de Natal é fruto de um estudo aprofundado feito pela equipe do Parque Tecnológico. “Partimos de 123 tópicos para chegar aos 11. Fizemos todo um trabalho de redução para que o resultado fosse algo aplicado e prático no contexto de Natal”, conta Romão.

O projeto Natal Cidade Inteligente conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado (FIERN), da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO/RN), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RN) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN).

Fonte: Ascom IMD

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *