PREFEITURA DE PETRÓPOLIS, GOVERNO DO ESTADO, SESC RJ E DELLARTE SE UNEM PARA O NATAL IMPERIAL 2021; TODA A PROGRAMAÇÃO SERÁ GRATUITA

Petrópolis abre no dia 2 de dezembro o primeiro grande evento do calendário oficial do município com programação presencial desde março de 2020, quando começou a pandemia: o Natal Imperial 2021, que, pela primeira vez, é resultado direto da união de esforços entre poder público, iniciativa privada e o terceiro setor. Nesta segunda-feira (22), Prefeitura de Petrópolis, Fecomércio RJ (por meio do Sesc RJ), a Dellarte e a CLARO anunciaram, junto do Governo do Estado, com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), detalhes da parceria inédita para garantir a petropolitanos e turistas momentos mágicos. O Natal Imperial 2021 e o Natal Sesc 2021 terão programação até 9 de janeiro. Todas as atrações são gratuitas.

A programação completa do Natal Imperial foi apresentada pelo prefeito Hingo Hammes, o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, o secretário especial de Relações Intermunicipais do Estado, Adenilson Honorato, a presidente do Instituto Dell’Arte, Myrian Dauelsberg, o CEO da Dellarte, Steffen Dauelsberg, e Gabriela Derenne, diretora regional da CLARO, patrocinadora oficial do evento, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio.

O prefeito Hingo Himmes anunciou que o Natal Imperial será 100% custeado pela patrocinadora CLARO, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio. Além disso, a Fecomércio, por meio do Sesc, também se juntou ao governo municipal, garantindo programação no Parque Municipal, em Itaipava. O Sesc-RJ também vai garantir iluminação e decoração natalina em oito pontos da cidade, incluindo o Sesc Quitandinha, os pórticos do Quitandinha e do Bingen, o Senac Petrópolis, a Praça Dom Pedro, o CEFET e as ruas Teresa e 16 de Março.

QUEBRA-NOZES ©-Renato-Mangolin

Até 9 de janeiro serão 39 dias de evento, mais de 300 atrações e mil artistas em cena em 18 locais diferentes, incluindo tanto o Centro quanto outros distritos, com mais de 400 horas de programação. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras, 15 concertos de corais e, ainda, a Caravana Natalina, com músicos que vão percorrer bairros da cidade e os distritos em cima de um trio elétrico. Juntos, Natal Imperial e Natal Sesc vão gerar mais 900 empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade.

O Natal Imperial 2021

O Natal Imperial será aberto no dia 2 de dezembro e tem programação até 9 de janeiro. É realizado pela Prefeitura, o Governo do Estado (por meio da Lei de Incentivo à Cultura), a Dellarte e a CLARO (patrocinadora oficial do Natal Imperial 2021).

“É uma grande alegria ter ajudado a construir esta inédita parceria entre os governos estadual e municipal, o terceiro setor e a iniciativa privada, viabilizando uma extensa programação de qualidade para públicos de todas as idades, celebrou Steffen Daueslberg, CEO da Dellarte.

Entre os destaques deste ano estão os shows do padre Omar Raposo com “Sucessos do Rei” na abertura do evento, além de Danilo Caymmi no dia 4 de dezembro e de Pretinho da Serrinha, no dia 1º de janeiro, abrindo o ano com muita animação. As orquestras de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da Maré e OSB (Octeto de Cordas) também estarão presentes, além de artistas locais, como Gustavo Tibi – participante do The Voice Brasil no ano passado – Tribo de Gonzaga, Banda Sambalanço, entre outros.

Um dos pontos altos será nos dias 22 e 23 com o balé O Quebra-Nozes, apresentado pela CIA BEMO/TMRJ e solistas convidados do balé do Theatro Municipal, no Teatro Mecanizado do Quitandinha. Já no palco da Praça da Liberdade, o Studio DNA apresentará sua criação inédita “Um Natal Espetacular” no dia 9 de janeiro. O Concerto de Natal do Coral Integração (composto da junção de 18 corais da cidade) e a peça teatral Auto de Natal, sucesso em anos anteriores, também estão confirmados.

O município também confirmou a iluminação das principais ruas do Centro da cidade e uma árvore de Natal com 35 metros de altura na Praça da Liberdade. Também haverá luzes e decoração especial em Itaipava, na Estrada União e Indústria. No Centro, o Túnel de Luz, que será montado na Rua 16 de Março, dará um charme ainda mais especial ao Natal Imperial.

Diariamente haverá o Show do Acendimento, momento em que as luzes da cidade serão acionadas. Nesta edição haverá, ainda, a Casa do Papai Noel, que será montada na Prefeitura – no anexo do Palácio Sérgio Fadel, na Avenida Koeler, onde funciona a Casa dos Conselhos Municipais.

Pelas ruas do Centro Histórico e dos bairros ocorrerá a Caravana Natalina, espetáculo musical itinerante. Já no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Posse acontecem shows com o Coral da Igreja Luterana, no dia 11, e da Lyra Voncantem, no dia 18. Em Nogueira e em Pedro do Rio, a banda marcial Frei Aniceto se apresenta nos dias 5 e 17, respectivamente. O Concerto de Natal dos Corais acontece na Igreja Nossa Senhora de Lourdes no dia 18, em Araras.

A programação completa já está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br).

O Natal Sesc 2021

Em Petrópolis, o Natal Sesc RJ começa um pouco antes, dia 26 de novembro, e se estende até 6 de janeiro, numa parceria com a Prefeitura de Petrópolis e o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio). A programação concentrará atividades no Parque de Itaipava, tendo entre os destaques os shows de Toni Garrido e Leoni, dias 11 e 18 de dezembro, respectivamente. A entrada será dois quilos de alimentos não perecíveis.

Artistas locais também integram a programação, que terá ainda uma Feira de Economia Criativa com produtores locais, recreação, exposições interativas, high jump, oficinas esportivas, aulas de gastronomia, entre outras atividades educativas, culturais e de lazer.

Oito pontos da cidade receberão iluminação natalina ou decoração especial: Sesc Quitandinha, pórticos do Quitandinha e do Bingen, Senac Petrópolis, Praça Dom Pedro, CEFET, além das ruas Teresa e 16 de março. O objetivo é reforçar o clima de paz, alegria e esperança inerentes a essa época do ano.

A ação integra a campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ), que ao longo do ano agrupou diversas atividades que incentivaram os fluminenses a retomarem a confiança frente à pandemia da Covid-19. A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a retomada de contatos, planos e afetos.

NATAL IMPERIAL – PETRÓPOLIS

De 02 de dezembro a 09 de janeiro

NATAL SESC 2021

De 26 de novembro a 06 de janeiro

 

Programação completa em www.natalimperial.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *