VÍDEO: Ilha da Madeira, terra, céu e mar

A Madeira é uma ilha paradisíaca de origem vulcânica, montanhosa com altos picos e falésias recheados nas suas encostas com belos casarios, florestas com uma vegetação exuberante em grande parte por “Laurissilva” e levadas que cortam graciosamente suas ribanceiras compondo a paisagem que enchem nossos olhos.

Ilha da Madeira, Portugal Imagem: Juergen Sack/Getty Images/iStockphoto

Levadas são canais de irrigação margeados por percursos de pedestres nas colinas que foram originários da necessidade de transportar água, muito comum na Madeira, onde há a maioria das plantações como a cana de açúcar e a banana em abundância.

O Arquipélago da Madeira é composto por um conjunto de ilhas desertas, selvagens e habitadas, porém apenas duas são povoadas especificamente o Porto Santo e a Madeira com uma população de 250.769 habitantes (2021).

Situado no Oceano Atlântico a 978 Km de Lisboa, por volta de uma hora e meia de voo da capital portuguesa. Seu principal acesso é pelo Aeroporto Cristiano Ronaldo no Funchal, Capital da Madeira, e o Aeroporto de Porto Santo.

Assista ao vídeo que Liliana preparou sobre a Ilha da Madeira:

O arquipélago foi descoberto oficialmente pelos navegadores portugueses entre 1418 e 1419, em 1420 iniciaram sua colonização. Atualmente é uma região autônoma que faz parte do território português, dotada de um estatuto político-administrativo e de órgãos de governo próprios como a assembleia legislativa e o governo regional, anexada à União Europeia.

A soberania da República é retratada por um representante nomeado e exonerado por ato exclusivo do presidente português e, o presidente do governo regional é nomeado por este representante da República de acordo com os resultados eleitorais à Assembleia Legislativa.

O clima é marítimo temperado que ao longo do ano a temperatura varia entre os 12 aos 26 graus, dificilmente a mínima é inferior a 10 e a máxima superior a 26, um dos fatores que atraem muitos visitantes à região.

O turismo é uma de suas principais atividades econômicas possuindo uma vasta rede hoteleira, além de favorecer com sua beleza natural, patrimônio histórico e cultural entre outros atrativos.

Tive a oportunidade de conhecer a Ilha em companhia de amigas queridas e minha filha na passagem de meu aniversário. Comemoramos no “Barreirinha Bar Café”, ambiente descontraído à beira mar, “Esplanada do Atlântico”, considerado um espaço de intervenção cultural, lugar de encontros com amigos e criar novos laços, tomamos um bom vinho petiscando queijos, azeitonas e bolo do caco, iguaria tradicional da região semelhante ao pão árabe crocante com manteiga e alho.

Nossa estada não foi suficiente para conhecer todas as suas preciosidades como a Rota dos Vinhos, Rota da Cana e, assim, tivemos que fazer algumas escolhas que foram difíceis. Entretanto todos os lugares que visitamos são espetaculares.

Caminhar pelo Funchal já é mais valia e, ainda, seguir pelo Teleférico que faz a ligação da zona antiga ao Monte, por volta de 15 minutos, é indescritível…

No Monte fomos a igreja construída no séc. XVIII e na capela lateral está o túmulo de Carlos Habsboug, último imperador da Áustria, exilado em 1921 na Madeira.

Vimos o local de partidas dos tradicionais “Carreiros do Monte”, originários no século XIX na época em que graciosos cestos eram utilizados pelos habitantes como meio transporte rápido entre o Monte e a cidade do Funchal, hoje apenas uma atração turística cheia de emoção.

Em seguida passeamos na localidade para apreciar a vista panorâmica e fizemos uma paradinha na “Sweet Monte” para um cafezinho acompanhado com deliciosas broas de mel de engenho.

Muitos dos sabores da Madeira estão relacionados a cana de açúcar, banana, aguardente de cana e daí a famosa meladinha, iguarias que lembram a todo instante as maravilhas do Nordeste do Brasil…

Descendo à cidade passamos por várias frutarias que ficamos com água na boca com suas apetitosas variedades, feirinha de antiguidade e o Mercado dos Lavradores que foi inaugurado em 1940, onde vendem diversificados produtos em harmonia com diferentes sabores, cheiros, cores e gente de todo mundo.

Mercado é a expressão natural da cultura de um povo, lugar imperdível ao conhecer alguma localidade.

Neste dia almoçamos na “Taberna Ruel” na rua Santa Maria, 119 na Zona Velha. Iniciamos com o tradicional “Bolo do Caco” e azeitonas acompanhado com vinho regional e como pratos principais “Filete de Espada com Banana à Taberna” e “Espetada de Peixe Mista” para finalizar como sobremesas “Torta de Maçã com Gelado de Baunilha”, “Creme Brulee” e “Mousse de Chocolate”. Lugar aconchegante e repleto de delícias…

O “Destino Madeira” foi eleito pelo sétimo ano consecutivo por “World Travel Awards”, considerado os “Óscares do Turismo”, o “Melhor Destino Insular do Mundo, 2021”. Cabe destacar que concorreu na mesma categoria com outros renomados como Bali, Bora Bora, Jamaica, Maldivas, Creta entre muitos…

A Madeira é Fabulosa, Encantadora, Deslumbrante…

Para conhecer mais sobre a Ilha da Madeira, clique aqui.

Fonte: Imagens e Viagens

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *