As melhores sorveterias do mundo; tem 2 do Brasil

Sorveterias do Pará e da Bahia se destacam entre as 100 melhores do mundo. – Foto: Pixabay

O Brasil consolidou-se como um destino imperdível para os amantes de sorvetes, ganhando reconhecimento internacional com duas sorveterias do país entrando para a seleção dos 100 mais icônicos estabelecimentos de sorvetes no mundo.

A honra foi concedida pela renomada enciclopédia gastronômica TasteAtlas, que destacou a qualidade e autenticidade das receitas geladas oferecidas pelas sorveterias brasileiras. Surpreendentemente, os destaques não ficaram no tradicional eixo São Paulo-Rio, mas sim nas regiões Norte e Nordeste do país.

A Cairu, localizada em Belém (PA), e a Da Ribeira, em Salvador (BA), foram as sorveterias brasileiras que alcançaram o posto de elite na produção de sorvetes. Cada uma delas conquistou a distinção graças às criações únicas, moldadas por ingredientes regionais, técnicas e influências culturais, tornando-as verdadeiras embaixadoras dos sabores brasileiros no cenário global de sobremesas.

Escolha justa

A enciclopédia TasteAtlas justificou sua escolha destacando que os estabelecimentos selecionados deixaram “uma marca indelével no cenário global de sobremesas” ao longo de mais de um século de aprimoramento de suas técnicas, além de oferecerem combinações inventivas que cativam o paladar dos clientes.

Diferente de outras seleções, a lista divulgada desta vez pelo TasteAtlas não atribuiu notas aos sorvetes ou sorveterias, tampouco as ordenou em uma classificação específica.

A metodologia da publicação normalmente baseia-se na opinião do público gastronômico internacional, que vota em seu site, com filtragem para eliminar votos suspeitos ou ligados a bots e “nacionalistas”, garantindo a autenticidade dos resultados.

Cairu: o Sabor do Pará

A Cairu foi enaltecida como muito mais do que uma simples sorveteria, sendo considerada um símbolo do orgulho regional e uma embaixadora dos sabores autênticos da Amazônia tanto para os moradores locais quanto para os visitantes.

Seus sorvetes se destacam pelo uso de frutas nativas da região, exibindo aromas e sabores únicos que refletem a rica biodiversidade amazônica.

Entre todas as opções, o sabor mais icônico do cardápio da Cairu é o açaí, amado por seu gosto característico, que equilibra perfeitamente o doce e a acidez.

A presença marcante do açaí nos sorvetes da Cairu é uma representação do cultivo tradicional e sustentável da fruta nas áreas amazônicas, consolidando o estabelecimento como uma verdadeira representante da cultura local.

Da Ribeira: a escolha dos famosos na Bahia

Localizada em um ponto turístico na cidade de Salvador, a Sorveteria da Ribeira conquistou o coração dos famosos Wagner Moura e Fernanda Paes Leme, que a elegeram como seu local favorito para se refrescar na capital baiana.

Além do prestígio entre os famosos, a sorveteria também é querida por turistas que visitam a região e desejam experimentar os sabores autênticos da Bahia.

Seu sorvete de tapioca é o mais celebrado em seu cardápio, graças ao uso de autêntica farinha de tapioca na massa, conferindo uma textura e sabor únicos.

Além disso, a variedade de gelados à base de frutas brasileiras é outro ponto forte da Sorveteria da Ribeira, mostrando o quão diversa e rica é a culinária da região nordestina.

A inclusão dessas duas sorveterias brasileiras na lista dos 100 mais icônicos estabelecimentos de sorvetes no mundo é motivo de orgulho para o Brasil.

O reconhecimento internacional ressalta a excelência e a autenticidade da gastronomia brasileira, trazendo ainda mais destaque para as regiões Norte e Nordeste como destinos gastronômicos imperdíveis.

Para conferir a lista completa das melhores sorveterias do mundo, país por país, basta acessar o site do TasteAtlas.

 

Fonte: Só Notícia Boa

Espalhe notícia boa!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *