Calendário NASA 2024 traz imagens impressionantes do universo; veja como acessar

Confira os objetos astronômicos que ilustram os meses do ano no calendário da agência espacial norte-americana:

  1. Janeiro: formada por uma estrela que perde suas camadas externas quando fica sem combustível, a Nebulosa do Anel é uma nebulosa planetária arquetípica.
  2. Fevereiro: em 2023, várias imagens do Hubble foram divulgadas de galáxias “água-viva”, nomeadas por seus belos tentáculos. Todas essas águas-vivas viajam através de aglomerados de galáxias, passando pelo gás difuso que permeia esses aglomerados.
  3. Março: este mês apresenta três imagens que oferecem visões radicalmente diferentes da galáxia NGC 6822.
  4. Abril: lançado para comemorar o 33º aniversário do Hubble em abril de 2023, este mês apresenta a imagem da nebulosa de formação estelar NGC 1333 na nuvem molecular de Perseu.
  5. Maio: um enorme aglomerado de galáxias, SPT-CL J0019-2026, domina o centro da imagem do Hubble deste mês.
  6. Junho: a visão de Webb da região da Barra de Orion é uma parte da Nebulosa de Orion que hospeda intensa formação estelar e atividade astroquímica ativa.
  7. Julho: a galáxia distorcida NGC 3256 é o resultado de uma antiga colisão entre duas galáxias. A imagem de Webb captura luz infravermelha de grãos de poeira, irradiados por estrelas jovens que se formaram a partir da colisão.
  8. Agosto: uma parte do aglomerado aberto NGC 6530 aparece como uma parede turbulenta de fumaça repleta de estrelas na imagem do Hubble deste mês. O aglomerado fica dentro da Nebulosa da Lagoa, uma gigantesca nuvem interestelar de gás e poeira.
  9. Setembro: no seu primeiro ano, o Telescópio Espacial James Webb forneceu impressionantes imagens infravermelhas dos planetas exteriores do Sistema Solar e de algumas das suas luas. Este mês se destacam Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
  10. Outubro: os graciosos braços sinuosos da grandiosa galáxia espiral M51 estendem-se ao longo deste mês, nesta outra imagem do telescópio James Webb.
  11. Novembro: este mês apresenta uma visão repleta de estrelas do Telescópio Espacial Hubble de Terzan 12, um aglomerado globular embutido em nossa galáxia, a Via Láctea.
  12. Dezembro: por fim, a imagem deste mês apresenta a região central da nuvem escura Camaleão I. O material frio e fino da nuvem é iluminado no infravermelho pelo brilho de uma protoestrela jovem e envolta.

Como baixar?

O Calendário Científico da NASA está disponível em inglês e espanhol, tanto em versão impressa quanto em baixa resolução, para visualização em dispositivos móveis. Você pode baixá-lo gratuitamente em seu site oficial.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *