AGÊNCIA FISH & WILDLIFE SERVICE DOS EUA E POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRAM OPERAÇÃO CONTRA CONTRABANDO DE MADEIRA RARA E AMEAÇADA DO BRASIL

FOTO: REPRODUÇÃO/US EMBASSY BRAZIL

A Polícia Federal enviou, no dia 30 de novembro, uma nota à imprensa fornecendo detalhes de uma investigação conjunta entre os Estados Unidos e o Brasil sobre o tráfico de madeira e a execução de 20 mandados de busca no Estado do Espírito Santo. A investigação envolve a fabricação e exportação para os EUA, Europa e Ásia de instrumentos e peças musicais, especificamente, arcos de instrumentos de corda, derivados de madeira ilegal, rara e ameaçada de extinção do Brasil.

As peças eram derivadas do Paubrasilia Echinata conhecido como ‘Pau-Brasil’ ou ‘Pernambucu’ – espécie rara de madeira ameaçada de extinção e incluída na lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção e Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), da qual os EUA e o Brasil são ambos signatários. O Pau-Brasil também é reconhecido como a Árvore Nacional do Brasil com profunda importância cultural para o país. Apesar das proteções aplicadas, essa madeira nobre continua fortemente comercializada no exterior e é amplamente considerada na fabricação de instrumentos musicais de qualidade.

Hoje, a espécie está escassa no Brasil, mas a demanda internacional pela madeira só tem aumentado. À medida que a quantidade de estoque legal remanescente no Brasil diminuem, o preço do Pau-Brasil tem aumentado drasticamente ao longo dos anos, e uma série de fraudes têm surgido no país destinadas a mascarar o abastecimento ilegal da madeira e com o propósito de atender a procura do mercado internacional, incluindo nos EUA. A título de comparação, um arco personalizado de viola feito do Pau-Brasil, pesando aproximadamente 60 gramas, pode ser vendido por mais de US$ 6.200 nos EUA, aproximadamente o mesmo preço da grama da cocaína.

Os EUA estão empenhados em trabalhar com o Brasil no combate ao desmatamento, tráfico de madeira e crimes ambientais relacionados. Essa investigação destaca a cooperação entre os EUA e o Brasil para prevenir a extinção de espécies ameaçadas e preservar nosso patrimônio natural para as gerações futuras.

Link da nota à imprensa da Polícia Federal: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2021/11/pf-combate-crimes-ambientais-no-norte-capixaba

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *