Alcoólicos Anônimos celebra 89 anos ajudando milhões de pessoas no mundo

REPRODUÇÃO GRUPO RECANTO

Em junho, Alcoólicos Anônimos (A.A.) completa 89 anos de atividades mundiais. Criada nos Estados Unidos em 1935, a irmandade é uma referência na recuperação de alcoólicos em mais de 180 países e tem ajudado milhões de pessoas em todo o mundo a superar o alcoolismo e a viver uma vida mais saudável e feliz.

“A sobriedade alcançada por meio da programação de A.A. possibilita que seus membros construam uma nova forma de verem a si mesmos, de verem os outros e se relacionarem com o mundo. Alcoólicos Anônimos oferece que cada um, a seu modo, encontre uma nova forma de viver”, destaca a presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil (JUNAAB), Lívia Pires Guimarães.

O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber, sem cobrança de taxas ou mensalidades e a manutenção da sobriedade e do equilíbrio pessoal é um propósito da irmandade. “Não há, entretanto, imposições de nenhuma espécie e todo o programa é feito por sugestões”, explica.

Ao contrário do que é conhecido mais popularmente, Lívia esclarece que o programa de recuperação de Alcoólicos Anônimos vai além dos 12 passos. ” O conceito de sobriedade de A.A. é alcançado a partir da prática de 36 princípios, organizados em três legados: a recuperação pessoal (12 passos), a unidade de seus membros (12 tradições) e a organização do serviço (12 conceitos)”.

Outro fato também pouco conhecido é que toda a estrutura de serviços de A.A. é organizada e mantida pelos seus próprios membros de forma voluntária.

Por meio de práticas inclusivas e democráticas, os grupos elegem seus representantes que irão se encontrar anualmente em uma Conferência de Serviços Gerais, quando são deliberadas ações em nível nacional para toda a irmandade

Lívia também aproveita para elucidar uma dúvida muito comum: o anonimato dos membros de A.A.. “O princípio de anonimato é de fundamental importância para nossa irmandade.

Os que relutam em buscar nossa ajuda podem superar seus temores se estiverem seguros de que seu anonimato será cuidadosamente preservado. Outra característica fundamental de Alcoólicos Anônimos é a colocação dos princípios da irmandade acima das personalidades de seus membros”, afirma a presidente da JUNAAB.

No Brasil, A.A. está presente em todo o país, com cerca de 4 mil grupos e mais de 9 mil reuniões semanais, realizadas de forma presencial e à distância. Em seu site www.aa.org.br é possível ter acesso as 65 linhas de ajuda por telefone e por whatsapp onde a pessoa pode falar com um membro na hora, em qualquer lugar do país; bem como consultar todos os grupos presenciais e a distância, com endereço, dia e horário de funcionamento.

Conheça mais sobre Alcoólicos Anônimos e sua história: Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de pessoas que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolverem seu problema comum e ajudarem outras a se recuperarem do alcoolismo.

A.A. teve início nos Estados Unidos (EUA) em 1935, como resultado de um encontro entre  Bill W., um corretor da Bolsa de Valores de Nova Iorque, e Dr. Bob S., médico de Akron, recebendo posteriormente apoio de não alcoólicos como o psiquiatra e psicólogo suíço, Carl Gustav Jung, e o filantropo norte-americano, John D. Rockefeller, além de vários amigos de diversas áreas de atuação.

Em 1939, é publicado o livro “Alcoólicos Anônimos”, um marco importante na história da irmandade; assim como o artigo escrito por Jack Alexander, em 1941, para o “The Saturday Evening Post”.

Ambos geraram uma onda de interesse que consolidou A.A. nos EUA e internacionalmente, contribuindo para o crescimento exponencial da irmandade pelo mundo, que conta hoje com cerca de 2 milhões de pessoas participando de reuniões. 

Para quem precisa de ajuda, é possível localizar o grupo mais próximo clicando aqui. Acompanhe Alcoólicos Anônimos no YouTube e no Instagram.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *