Câmara Federal participa de campanha para promover a atividade física e mais saúde

31/03/21 Câmara participa de campanha para promover a atividade física e mais saúde — Portal da Câmara dos Deputados

Ilustração

Entre os dias 1º e 8 de abril, a Câmara dos Deputados receberá iluminação verde

para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde.

A partir desta quinta-feira (1º de abril), a Câmara dos Deputados ficará iluminada de verde, como parte das celebrações do Dia Mundial da Atividade Física e do Dia Mundial da Saúde. A iluminação  permanecerá até o dia 8 de abril.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis, como as cardíacas, os acidentes vasculares cerebrais, além de diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas doenças são responsáveis por 70% de todas as mortes no mundo.

Dados da organização destacam que níveis regulares de atividade física melhoram o condicionamento muscular e cardiorrespiratório; aumentam a saúde óssea e funcional; reduzem o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mama e depressão; reduzem o risco de quedas e de fraturas; e são fundamentais para o balanço energético e controle de peso.

Com o objetivo de incentivar as pessoas a serem mais ativas, a OMS lançou, em 2018, um plano de ação mundial sobre atividade física e saúde para o período 2018 a 2030. O plano mostra como os países podem reduzir em 15% a inatividade física em adultos e adolescentes, até 2030. O documento também pede apoio ao treinamento de profissionais de saúde e o uso de tecnologias digitais.

O Dia Mundial da Saúde também é uma iniciativa da OMS e traz, em 2021, o tema: Construindo um mundo mais justo e saudável. A Organização ressalta que a pandemia revelou e aprofundou desigualdades, como o acesso à moradia, comida, água tratada, serviço de saúde, mas que essa situação pode ser evitada.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.