Coletores de lixo criam biblioteca comunitária com milhares de livros encontrados nas ruas

Foto: Reprodução / Nation

Um grupo de coletores de lixo de Ancara, na Turquia, se uniu para abrir uma biblioteca pública com os livros que eles coletaram ao longo de sete meses limpando a capital turca.

Ao todo, milhares de livros descartados foram reciclados e agora estão disponíveis para uso gratuito entre a população.

A biblioteca comunitária começou graças ao coletor Serhat, 32 anos, que teve a ideia de guardar os livros que encontrava nas ruas.

Aos poucos, seus colegas começaram a fazer o mesmo e acabaram conseguindo reunir livros suficientes para construir um pequeno acervo de uso interno dos trabalhadores.

Nos meses seguintes, os coletores continuaram ampliando o acervo de livros, cogitando a possibilidade de criar uma biblioteca comunitária para eles e suas famílias.

Com o tempo, o espaço cresceu tanto que os trabalhadores resolveram entrar em contato com o prefeito da cidade, pedindo ajuda para levar os livros até um local onde toda a comunidade poderia ter acesso.

Dessa forma, a prefeitura viabilizou e adaptou uma antiga olaria do bairro Çsankaya, que estava fechada há mais de vinte anos, transformando-a em uma biblioteca.

A notícia inspirou os moradores da região, que doaram centenas de livros, catálogos e revistas para expandir o acesso da comunidade.

Ao todo, mais de 6 mil livros foram catalogados – desde opções para as crianças à obras de ficção científica e acadêmica.

Foto: Reprodução / Nation

O mais legal é que a biblioteca comunitária se tornou um novo espaço cultural para Ancara que além de oferecer livros e espaços de leitura para todos, também disponibiliza programas de empréstimos de livros para estudantes que precisam das obras por longos períodos. Que iniciativa maravilhosa, né?

Fonte: Nation

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.