Conheça o recurso do WhatsApp que mostra empresas que estão perto de você

CEO da Huggy, empresa de atendimento digital, disse que isso pode ser efetivo para consumidores que buscam produtos e serviços

Imagem: Olhar Digital

Imagine a sua empresa em um espaço virtual, onde todas as pessoas do mundo podem visualizá-la através do smartphone, entrar em contato com você, comprar, tirar dúvida, saber do lançamento de seus produtos/serviços, promoções e muito mais. Essa é mais uma funcionalidade do WhatsApp Business, o Guia de Negócios.

O guia de negócios do WhatsApp Business é um recurso disponibilizado gratuitamente, que possibilita clientes a se conectarem com lojas, restaurantes ou empresas do seu interesse de uma maneira rápida, segura e conveniente. Esse recurso ajuda empresas a alcançarem clientes novos e existentes, com base em sua localização ou de acordo com o que procuram na guia de busca do aplicativo. Além de compartilhar informações no perfil comercial.

Segundo Diego Freire, CEO da Huggy, plataforma de atendimento digital, o intuito é estabelecer novas formas de contato através do aplicativo nº 1 do Brasil, tanto para consumidores quanto para empresas.

“Ele funciona de forma simples e clara. Para usar o recurso é preciso que a empresa tenha uma conta comercial no WhatsApp e se cadastrar. Na aba “Conversas”, vá em “Mais opções”, depois em “Ferramentas comerciais” e por último em “Guia de negócios”. Siga as etapas exibidas na tela para concluir o cadastro e pronto! Agora é só aguardar a verificação e análise do cadastro da sua empresa para aparecer no guia de negócios do WhatsApp Business”, explica Freire.

O CEO complementa afirmando que usando o Guia de Negócios do WhatsApp é possível também adicionar botões de ação, que direcionam o cliente para uma página específica, como o site da loja, uma landing page, ou até mesmo para o WhatsApp Business, onde o atendimento passa a ser mais personalizado.

A nova função usa recursos de combinação e geolocalização do usuário, assim, consegue exibir uma lista de empresas baseadas em suas coordenadas. Para utilizar a ferramenta basta que o usuário abra a lista de contatos no WhatsApp e selecione a opção “Empresas Perto de Você”. O aplicativo então exibirá uma lista de empresas, que podem ser filtradas por categoria, como restaurantes, lojas de roupas, oficinas mecânicas, entre outros.

Logo, ao selecionar uma empresa da lista, o usuário pode visualizar as informações disponíveis como avaliações, catálogos e comentários de outros usuários. Além disso, é possível entrar em contato com a empresa diretamente pelo WhatsApp, enviar uma mensagem ou fazer uma ligação.

Para empresas multi canais, o Guia de Negócios do WhatsApp é uma ferramenta fundamental para reforçar o seu posicionamento digital. A principal vantagem é a possibilidade de ter uma comunicação mais rápida e eficiente.

“O WhatsApp é o canal mais usado pelos brasileiros, então a sua marca poderá: alcançar o consumidor, tirar dúvidas, agendar horários, e até mesmo realizar vendas diretamente do local onde o seu cliente se encontra: o próprio aplicativo”, conta o empresário.

Além disso, o Guia pode aumentar a visibilidade da marca na plataforma, já que é possível adicionar categorias de produtos/serviços, facilitando a busca de clientes interessados. Lembre-se de especificar as categorias e usar palavras-chaves que a sua persona costuma pesquisar, isso pode aumentar as suas chances.

Por fim, a ferramenta também permite que a empresa mensure o desempenho de seu perfil na plataforma, através de métricas como número de visualizações e mensagens recebidas

“Em resumo, o Guia de Negócios do WhatsApp é uma ferramenta muito útil para empresas que buscam se comunicar de maneira eficiente com seus clientes. Usando as funções do guia dentro do WhatsApp, que é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, aplicados à estratégias bem definidas de marketing, a sua marca tem uma ferramenta equipada para alavancar sua própria divulgação”, finaliza Diego Freire.

Sobre a Huggy

Criada em 2015, a Huggy tem o propósito de otimizar os relacionamentos entre organizações e consumidores, por meio do atendimento digital. Esse conceito é relativamente novo e surgiu para atender as necessidades do consumidor 4.0, que é conquistado não apenas com o produto e sim com a experiência de atendimento. A empresa conta com mais de 1,5 mil clientes ativos, conecta por dia mais de 12 mil operadores, efetuou mais de 100 milhões de atendimentos e processou mais de 2 bilhões de mensagens.

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