DIA DO FARMACÊUTICO É CELEBRADO COM SOLENIDADE NA CÂMARA DE NATAL

Para homenagear o Dia Internacional do Farmacêutico – comemorado oficialmente em 25 de setembro – a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quinta-feira (30), uma sessão solene para entrega da Comenda Genário Alves aos profissionais de destaque do segmento. A solenidade foi proposta pelo vereador Aroldo Alves (PSDB) e celebrada no plenário da Casa.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Aroldo Alves lembrou da importância do setor na luta contra a pandemia da Covid-19. “Todas as classes da saúde reforçaram seu papel junto à sociedade. Em especial os farmacêuticos, fundamentais nesse momento de pesquisas e de produção de vacinas para combater esse vírus que, infelizmente, tirou a vida de milhares de pessoas e deixou um vazio de saudade nos corações de tantas famílias”.

“Os farmacêuticos são trabalhadores que possuem em sua essência o cuidado com o próximo. Seja na vigilância em saúde, nas indústrias de alimentos e de cosméticos, no saneamento, nos hospitais e nas unidades básicas de saúde. Por tudo isso, a homenagem é mais do que merecida”, acrescentou Aroldo.

Sales Guedes, presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF/RN), agradeceu ao Legislativo natalense pela honraria. “É uma oportunidade de dar visibilidade aos colegas que lutam por soluções para os problemas da população nas farmácias, laboratórios e salas de manipulação. A Casa do Povo faz justiça a essa profissão tão necessária, com a Comenda Genário Alves”.

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, explicou que o farmacêutico atua desde a seleção dos insumos utilizados na assistência hospitalar, até a compra, programação, distribuição e controle dos medicamentos. “Atua também nas análises clínicas, vigilância ambiental e sanitária, ou seja, um leque de atuação enorme. Para mim, a satisfação é ainda maior, pois sou farmacêutico por formação, apesar de estar na gestão”.

Texto: Junior Martins
Foto: Verônica Macedo

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.