Em Natal, Guarda Municipal participa de operação de combate a furto de energia nas feiras do Panorama e Cidade Praia

GMN

O Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) atuou numa operação de combate a ligações clandestinas de energia elétrica em feiras livres da zona Norte de Natal. A atividade uniu guardas municipais, fiscais da Prefeitura e equipes da Cosern no desmonte de fraude e furto de energia elétrica nas feiras do Conjunto Panorama, bairro Potengi, e Cidade Praia, no Lagoa Azul.

De acordo com informações repassadas pela Coordenação Operacional do Gaam/GMN, nas duas feiras livres foram identificadas diversas conexões clandestinas operacionalizadas a partir dos postes de iluminação pública que estavam sendo utilizados pelos infratores para puxar a energia desses pontos para barracas particulares. “Foi feita a desativação de diversas ligações elétricas clandestinas que, além de ser crime ainda coloca em risco a vida da pessoa que faz e quem está próximo”, comentou o coordenador do Gaam. Isaac Cruz.

Os responsáveis identificados durante a operação foram notificados pelas equipes de fiscalização. No caso de fraude é quando o consumidor já é cliente da Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica da Cosern sem a medição do consumo e o conhecimento da empresa distribuidora.

O popular gato de energia é crime tipificado no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pelo delito pode chegar oito anos de reclusão. Esse tipo de crime pode ser denunciado pela população de maneira anônima ligando para no telefone 116 ou no site da Cosern.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.