Check-in, despacho de bagagem, serviço de bordo, alfândega e até turbulência. A experiência de uma viagem internacional, com a oportunidade de conhecer a cultura de um outro país, foi vivida pelos estudantes do ensino fundamental (anos iniciais), da Maple Bear Natal, na última sexta-feira (21), em comemoração ao Canadá Day.
A escola montou estruturas semelhantes a de uma sala de embarque e de um avião para despertar a imaginação e a criatividade dos alunos, que tinham o país da América do Norte como destino final.
Eles viveram todos os processos de uma viagem: carimbaram os passaportes e os bilhetes, despacharam e etiquetaram as malas, se acomodaram nas poltronas da aeronave e receberem todas as instruções em inglês. Dentro do avião, um monitorar exibia imagens de uma cabine de controle e a tripulação fazia o serviço de bordo. Em um determinado momento do voo imaginário teve até a simulação de uma turbulência.
A diretora pedagógica da escola, Mona Lisa Dantas, explicou que o momento foi pensado para ativar o imaginário das crianças e desenvolver a criatividade e o processamento das emoções.
“Às vezes, eles chegam pra gente e dizem que têm medo de viajar de avião. E a gente pergunta: como você vai resolver isso? Nessa experiência, eles viajam com medo mesmo porque sabem que estão no plano do imaginário. Ao mesmo tempo, vão processando essas emoções, que também são de alegria, de euforia”, explicou.
A pequena Sofia Batista adorou a experiência. Ela foi uma das comissárias de bordo dos vários voos em direção ao Canadá. “É muito legal porque a gente passa com o carrinho distribuindo comida, ensina a usar a máscara de respiração. E nós falamos em inglês com os passageiros”, descreveu.
Após “pousarem” da viagem, os passageiros foram uma sala que representava o Canadá. Lá, viram uma exposição com todas as informações sobre o país, além de se deliciarem com um piquenique, exatamente como os canadenses fazem durante o Canadá Day, comemorado originalmente no dia 1º de julho, um marco nacional no caminho para a independência do país.
De acordo com a diretora da escola, atividades como essas estão em sintonia com a metodologia canadense de ensino, considerada uma das melhores do mundo.
“A aprendizagem cognitiva só acontece quando existe junto esse universo de escola pulsante. Uma escola que vibra, com muita emoção. Aprendizagem sem emoção não acontece na infância”, assegurou.
Deixe um comentário