Favelas: saiba como surgiram e o porquê do termo

Quanto a origem do nome favela, há uma história bastante interessante por trás. Durante a Guerra de Canudos, os soldados levantaram o seu acampamento em morros próximos aos campos de batalhas. Assim, um desses morros se chamava Morro da Favela. Isso devido ao nome de uma planta homônima típica da região.

Sendo assim, após esse evento, muitos militares que voltaram da guerra, tiveram a permissão para instalarem-se em habitações precárias. Um desses locais, e que merece destaque foi o Morro da Providência, no Rio de Janeiro.

Desse modo, os soldados construíram casas sem qualquer preocupação imobiliária. Essas que eram bastante parecidas com as construções realizadas no Morro da Favela. Portanto, o apelido pegou, e assim, o morro onde eles instalaram-se ficou conhecido como Morro da Favela.

Por isso, a partir da década de 1920, o termo favela tornou-se associável a qualquer tipo de moradia que fosse construída de forma simples e precária.

Favela – O que é, conceito, origem e favelas no Brasil
Divisão de artilharia na Guerra de Canudos. Atrás, o Morro da Favela.

Como surgiram as Favelas?

As primeiras favelas do Brasil, surgiram no final do século XIX e início do século XX, em decorrência de vários fatores. Um deles, foi a política governamental instaurada no Rio de Janeiro, que tinha o intuito de eliminar do centro da cidades, as moradias mais precárias. Desse modo, transferiu os cidadãos de baixa renda para as regiões mais afastadas.

Portanto, o êxodo rural, que acelerou a urbanização e a industrialização, também teve papel decisivo no surgimento das primeiras favelas do país.

Favelas no Brasil

Uma das favelas de maior destaque no Brasil, é a favela da Rocinha, que fica localizada no morro Dois Irmãos, na cidade do Rio de Janeiro. Essa é a maior favela do país, e o número de habitantes ultrapassa os 70 mil, além de ser a mais popular.

A Rocinha já tornou-se um dos principais pontos do Brasil, conhecida internacionalmente. Ela fica próxima a um dos bairros mais famosos da cidade, e acaba chamando a atenção de turistas do mundo inteiro. Contudo, a preocupação constante com o tráfico de drogas é muito grande.

Rocinha, maior comunidade do país.

Superando os Estereótipos

Apesar disso, enxergar a favela apenas como um local de violência e criminalidade, significa restringir todas as suas características a um único aspecto negativo. Uma vez que existe violência e criminalidade também em outros espaços.

Desse modo, por não conhecerem a realidade dessas comunidades, muitas pessoas tendem a construir preconceitos e julgamentos. Tudo isso baseado em suposições que não condizem com todas as pessoas que vivem lá. Então, para elas é como se todo “favelado”, possuísse características comuns a todos os outros moradores. Assim como se não tivessem sua própria individualidade.

Mas, a verdade é que há muitas pessoas que moram em favelas apenas por necessidade ou falta de opção. Contudo, apesar de que muitos desses espaços tenha suas limitações, muitas pessoas têm orgulho de sua origem, e de viver em uma favela.

Favela – O que é, conceito, origem e favelas no Brasil

Fontes: Brasil EscolaMega CuriosoVoz das Comunidades

Compartilhe:

Comentário (1)

  • Aderson Ulrico de Oliveira Cavalcanti Responder

    Internet, também, é cultura@

    10 de maio de 2022 at 15:38

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.