Francisco concede título de Basílica Menor à Igreja de Acari

Foto: Adriano Campelo.

O título foi dado pelo Papa Francisco e a Igreja de Nossa Senhora da Guia é a primeira, no Rio Grande do Norte, a receber esse título

 Através de um decreto emitido pela Santa Sé, o Papa Francisco tornou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, na cidade de Acari, na região do Seridó potiguar, uma Basílica Menor. O decreto foi lido pelo bispo diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, no final da celebração de “dedicação da Igreja”, na noite desta quinta-feira, 25 de março.

O título pelo Papa em razão da história e da arquitetura da Igreja. Foi nela que o Cardeal Eugênio de Araújo Sales recebeu o Sacramento do Batismo, há cem anos. Dom Eugênio foi sacerdote, bispo auxiliar e administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, e faleceu no ano de 2012, no Rio de Janeiro, onde residia como arcebispo emérito.

O que é uma Basílica Menor

Foto: Adriano Campelo

Segundo o documento Domus Ecclesiae (Casa da Igreja),da Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé,  as basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma diocese e, por isso, possuem “um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

História

A Paróquia Nossa Senhora da Guia, na cidade do Acari, é a primeira que foi desmembrada da antiga Freguesia da Senhora Santa Ana do Seridó, cujo território paroquial abrangia o que hoje corresponde ao território da Diocese de Caicó. A  Igreja Matriz, que agora passa a ser Basílica Menor pontifícia, foi construída pelo  Padre Thomaz Pereira de Araújo,  inaugurada em 1867.

Sendo a segunda paróquia mais antiga da Diocese de Caicó, por haver sido erigida em 1835, e uma das mais antigas do estado do Rio Grande do Norte, ela guarda uma forte expressão da piedade popular. Segundo pesquisadores, a devoção a Nossa Senhora da Guia remonta, porém, ao ano de 1738, de modo que as cidades ao seu redor têm na cidade de Acari um referencial de piedade mariana e de decoro nas celebrações litúrgicas.

Tradicionalmente, a festa da padroeira acontece no período de 5 a 15 de agosto e atrai centenas de devotos locais e visitantes.

Compartilhe:

Comentários (6)

  • Neide Responder

    Muito Feliz honra para o Rn em especial aos Acarienses parabéns Rn

    29 de março de 2021 at 01:09
  • Maria Assunção Silva Medeiros Responder

    Acari de parabéns por esse reconhecimento do Vaticano. Nossa Senhora da Guia sempre a guiar seus filhos desde o batismo e pela vida inteira, estejam perto ou tenham saído em longos voos mundo afora. Bendita seja Nossa Senhora da Guia e continue nos abençoando hoje, amanhã e sempre.

    27 de março de 2021 at 19:47
  • Vera lucia Responder

    Muito feliz,a Basílica de Nossa Senhora da Guia ,abriga todos os filhos dela,a prova disso é que no período da festa vem gente de muitos lugares:mãe que nos guia,a mãe de Jesus e nossa;vai continuar com esse acesso ,em busca do caminho,que ela orienta e que leva ao Pai,amo-a demasiadamente!

    26 de março de 2021 at 13:08
  • Gunther Alves De Lira Responder

    A cidade de Acarí está de Parabéns. Esperamos que cada vez mais desperte na conciencia da população cristã a necessidade da presença em tão importante Casa de Orações.

    26 de março de 2021 at 10:52
    • Dauri Lima do Nascimento Responder

      Fiquei entusiasmado quando eu e minha esposa batizamos nossa afilhada Ravenna, esta matriz já mostrava seu aspecto cativante de receber e um estilo de arquitetura referencial das grandes igrejas. Bendito Papa Francisco.

      26 de março de 2021 at 16:16
  • José vi Jânio Dantas Responder

    Que bom meu Deus só traz mais alegria e fé em Deus e Nossa Senhora fazia coisa boa graças a Deus fico muito feliz

    26 de março de 2021 at 07:04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *