Hospitais Universitários do RN promovem ações alusivas ao Abril Verde

Rede EBSERH
por HUOL/UFRN

As três unidades hospitalares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), ambas em Natal, e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz, todos administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – promoveram diversas ações alusivas ao Abril Verde, mês de conscientização e valorização da saúde e segurança no trabalho.

Neste ano, em 12 de abril, o tema Meditação como autocuidado abriu a sequência de palestras, ministrada pela professora de yoga Sandra Nogueira, que na ocasião apresentou diferentes estratégias de autocuidado e instruiu sobre a prática da meditação.

A abertura da campanha contou com a participação da gerente de Atenção à Saúde da MEJC, Maria da Guia de Medeiros Garcia, que destacou a importância da saúde física e mental dos colaboradores, para que as instituições possam seguir com a missão de entregar uma assistência de qualidade. “De uma forma ou de outra, alguns mais e outros menos, todos os trabalhadores estão sujeitos ao sofrimento causado pela pandemia e pela dificuldade de conciliar diferentes tarefas”, explicou a gestora.

Em 16 de abril, a professora Janeusa Trindade, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN, focou a atual crise da covid-19, respondendo à questão Me vacinei, o que fazer agora?, detalhando os tipos de vacinas e estatísticas de incidência da doença vinculadas com os períodos de cada uma das doses aplicadas. Além disso, expôs estudos da quantidade de anticorpos gerados pós-vacina; da proteção contra novas variantes; e dos reflexos positivos esperados com a imunização.

A agenda teve novo evento em 23 de abril, focando A importância da ergonomia no ambiente de trabalho, em abordagem da fisioterapeuta do Huab, Nadja de Almeida Ferraz. A profissional destacou aspectos da ergonomia no ambiente de trabalho hospitalar, incluindo dicas de exercícios para ginástica laboral e propondo treinamentos de equipe com ênfase nos riscos ergonômicos, orientações posturais e implantação de programas de qualidade de vida no âmbito das unidades da UFRN.

As ações encerraram no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, com duas palestras on-line: A saúde mental dos profissionais em tempos de pandemia, com o psicólogo hospitalar do Huol, Rodrigo Costa de Oliveira, que comentou os desafios da divisão de tempo entre trabalho e lazer, especialmente neste período, quando as atividades profissionais são realizadas home office; e Exposição ao risco biológico e medidas de proteção no trabalho, ministrada pela médica infectologista do Huol, Roberta Lacerda, que enfatizou estratégias que promovam maior segurança no ambiente de trabalho, medidas preventivas e demonstrou causas rotineiras de ocorrências acidentes do tipo.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.