LIVRO DE PROFESSORES DA UFRN SOBRE PLANTAS COMESTÍVEIS É FINALISTA DO PRÊMIO JABUTI 2021

REPRODUÇÃO

Um livro virtual (e-book) com receitas usando 12 Plantas Alimentícias Não Convencionais, também conhecidas como PANC, é um dos dez finalista do Prêmio Jabuti 2021, na categoria economia criativa. O livro, que já teve mais de 17 mil downloads no repositório de teses da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi escrito de forma colaborativa pelas professoras Michelle Jacob, do Departamento de Nutrição (Denut/CCS), em parceria com a professora Angela Almeida, do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC/UFRN), e com o gastrólogo Nilson Cintra.

e-book, que recebeu o nome de Culinária Selvagem: saberes e receitas de plantas alimentícias não convencionais, pode ser baixado gratuitamente. As PANC’s são plantas comestíveis, exóticas ou nativas que não são reconhecidas facilmente ou estão disponíveis para compra pela população em geral. O trabalho com essas espécies é fruto das ações desenvolvidas pelo Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir), projeto de horta urbana pedagógica da UFRN.

A proposta do livro é fazer uma ponte entre a gastronomia e a nutrição. O trabalho ajuda a conhecer novas plantas com potencial de promover diversos tipos de benefícios ao corpo humano e ajuda a criar uma diversidade nutricional, além de aplicar esse conhecimento no dia a dia de forma simples.

O Prêmio Jabuti, considerado o mais tradicional da literatura brasileira, está em sua 63ª edição em 2021. Ao todo, foram inscritos 3.422 trabalhos e cada categoria teve dez finalistas selecionados. Uma nova lista, com cinco finalistas, será divulgada no próximo dia 16 deste mês. A cerimônia de premiação será realizada no dia 25, mas de forma virtual pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia do novo coronavírus. A transmissão do Prêmio será realizada pelo canal da Câmara Brasileira do Livro, no YouTube.

Fonte: CARBONO ZERO

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.