Município de Areia Branca/RN recebe ações de projeto parceiro da Petrobras

FOTO: ASSESSORIA

O Projeto Vale Sustentável que é executado pela Associação Norte-Riograndense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), em parceria com a Petrobras, atua em 9 municípios potiguares. Nesta quarta-feira (12), a equipe técnica deu continuidade às atividades da Semana do Meio Ambiente na cidade de Areia Branca, distante 273 quilômetros da capital do estado.

Os técnicos realizaram a arborização do canteiro central com o plantio de ipês rosas e utilizando a tecnologia hidrogel que absorve e retém o líquido por mais tempo no solo favorecendo o desenvolvimento da planta. Arborizar as cidades é fundamental por diversas razões que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a qualidade de vida dos habitantes.

O Coordenador Geral do projeto, Elisângelo Fernandes, destaca a atividade. “As árvores absorvem dióxido de carbono e outros poluentes atmosféricos, liberando oxigênio e melhorando a qualidade do ar que respiramos. Proporcionam sombra e ajudam a reduzir a temperatura em áreas urbanas, mitigando o efeito de ilha de calor, que é comum em cidades densamente construídas. Podem atuar também como barreiras naturais ao som, ajudando a reduzir a poluição sonora em áreas urbanas. Ajudam a diminuir a velocidade da água da chuva, promovendo a infiltração no solo e reduzindo o escoamento superficial. Isso contribui para a recarga dos lençóis freáticos e a redução do risco de enchentes. Além disso, as árvores e áreas verdes urbanas fornecem habitat para diversas espécies de pássaros, insetos e pequenos animais, promovendo a biodiversidade”, disse.

“É um sonho ver a cidade mais arborizada e bonita. Pedimos a população para ajudar conservando o plantio e denunciando casos de roubo das mudas ou danos ao meio ambiente”, alertou a diretora de Gestão Ambiental, Mirela Cymara.

Também foram distribuídas 100 mudas frutíferas de espécies como manga, caju, acerola, maracujá, graviola, pinha e tamarindo para os areia-branquenses que passaram pela praça do Sesitec, na Avenida Barão do Rio Branco ao lado do Palacete Municipal, com participação das diretorias de Gestão e Fiscalização Ambiental como também de Turismo.

Outras atividades ainda serão realizadas como cursos na área de manipulação de pescado, gastronomia e de educação ambiental nas escolas públicas do município e de práticas agrícolas sustentáveis para agricultores familiares.

O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Com informações da Prefeitura de Areia Branca

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *