PENSE! A Arte de Michelangelo como você nunca viu!

Duas das mais famosas e magníficas obras-primas deste mundo são a estátua de Davi e o imponente teto da Capela Sistina. Essas duas obras de gênio não têm apenas fama em comum, mas também seu criador. Michelangelo (nascido Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni) foi um artista renascentista italiano multifacetado: pintor, arquiteto e poeta, porém mais conhecido por suas belas esculturas.

As obras de Michelangelo se estendem muito além das mais famosas e até incluem muitos belos edifícios que ainda existem hoje. Ele continuou a criar suas maravilhosas obras-primas até 6 dias antes de sua morte, aos 88 anos. Para homenagear essa busca interminável pela beleza, aqui estão algumas obras de arte criadas por Michelangelo ao longo de sua vida.

Baco

Por Attilios, Wikimedia Commons)

Baco é o deus romano do vinho e da fertilidade (Dionísio na mitologia grega). Esta escultura foi criada por Michelangelo em 1497, no início de sua carreira, quando ele tinha apenas 21 anos de idade. Ele retrata Baco aqui com uma taça em uma mão e uvas na outra, lentamente sendo puxado pelo seu braço por um fauno (metade homem, metade bode).

Madona de Bruges

Wikimedia Commons

A Madona, Maria, é retratada aqui por Michelangelo com um tom de angústia de mãe, segurando seu filho, mas olhando para baixo e para longe, como se tivesse sido atingida por uma premonição de qual seria seu destino. Esta escultura, completada por Michelangelo em 1504, era diferente de inúmeras outras cenas similares, nas quais ela era vista embalando-o e sorrindo para ele.

 

O tormento de Santo Antônio

Por Michelangelo, Wikimedia Commons

Acredita-se que esta pintura tenha sido criada por Michelangelo em seus anos de formação, quando ele estava no início da adolescência. Foi inspirado pela gravura de Martin Schongauer, retratando Santo Antônio, o Grande, sendo atormentado impiedosamente por demônios enquanto sobrevoava o deserto, onde ele geralmente era acompanhado por anjos.

 

Pietà

Por Stanislav Traykov, Niabot, Wikimedia Commons

Criada entre 1498 e 1499, Pietà (piedade, em português) é considerada uma das maiores peças renascentistas de Michelangelo. Nesta incrível estátua, a Mãe Maria é vista segurando o corpo de seu filho sem vida. Desde a expressão no rosto de Maria até cada detalhe do cadáver de Cristo, este trabalho do então Michelangelo de 23 anos é considerado verdadeiramente divino.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *