PENSE! Aplicativo Alívio Coronavírus: Ferramenta Conscientiza Crianças E Adolescentes Na Volta Às Aulas

Pesquisador Julio Troncoso (Jundiaí/SP), criador do jogo digital educativo
(Divulgação)

Em meio à polêmica da Volta às Aulas, existe a insegurança por parte de educadores, pais e, sobretudo, alunos que foram ‘bombardeados’ nos últimos cinco meses com informações sobre a Covid-19. É que a nova rotina na sala de aula será uma experiência desconhecida para crianças e adolescentes. Vai muito além de usar máscara, lavar as mãos ou passar álcool gel, pois são vários os questionamentos: Como se dá o contágio? Como se prevenir? Quais as consequências? Quando a vacina chega? Pensando em sanar as várias dúvidas foi criado o aplicativo Alívio Coronovírus, jogo digital educativo capaz de levar para toda a família – e para os educadores – conhecimento sobre a Covid-19 por meio do celular. Inédito e gratuito, o app contém 700 afirmações, que o jogador avalia em termos de Verdadeiro ou Falso. Em seguida, uma explicação justifica a resposta correta. Se acertar, a criança se aproxima de vencer o jogo. São 50 questões faladas destinadas às crianças, a partir dos 7 anos, com ilustrações especiais, onde elas aprendem se divertindo.

“A informação apenas não conscientiza. Crianças e jovens não leem jornal, não assistem aos noticiários, a maioria não entende o que está acontecendo, a incerteza é grande e perversa. Como este público vive no celular e é por meio dele que também é possível educar e levar conhecimento com seriedade para que possam formar uma opinião a respeito do Coronavírus”, ressalta o pesquisador e PhD em Comportamento, Julio Troncoso, criador do aplicativo, que contou com apoio de uma instituição de ensino para viabilizar o projeto, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

O alerta de Troncoso tem tanto fundamento que em pesquisa recente, divulgada pela Prefeitura de São Paulo, constatou-se que dois em cada três alunos da rede pública de educação foram contaminados pelo Coronavírus e não apresentaram sintomas. Isso obrigou o prefeito Bruno Covas a adiar o retorno às aulas na capital, marcado inicialmente para setembro. “Essa conscientização dos alunos pode ser ajudada pelo aplicativo, eventualmente, se os educadores também se dispuserem a educá-los e não apenas informá-los. A abrangência do conteúdo é enorme sobre o universo vírus, teste, vacina, imunidade, letalidade, índices…é uma ferramenta que facilita a discussão e o aprendizado”, avalia o pesquisador, que desde o início da pandemia passou a montar um banco de dados, por meio de uma vasta e incansável pesquisa em fontes seguras, principalmente internacionais como Nature, The Lancet, Organização Mundial da Saúde, Centers for Disease Control and Prevention e PubMed, entre outros.

De acordo com Troncoso, trata-se da primeira tentativa no Brasil de se usar a Tecnologia da Informação para gerar conscientização sobre o vírus e seus efeitos na população como um todo. O pesquisador acredita que a partir de 12 anos a criança tem entendimento para compreender todas as afirmações. Pelo menos 500/550 delas, segundo ele, podem ser absolutamente “digeridas” a partir desta faixa etária. Mas vale ressaltar que o aplicativo é destinado à família, para que todos possam testar seus conhecimentos e enfrentar a pandemia de forma mais segura e, principalmente, não se deixarem enganar pelas fake news. A linguagem é acessível, o jogo é interativo e pode ser jogado também em dois.

app ‘Alívio Coronavírus’ – criado em parceria com a Overtime Studios – está disponível gratuitamente para celulares Android (https://bit.ly/alivio-coronaviruse sistema IOS (https://bityli.com/c2U86). Vídeo explicativo sobre o funcionamento do jogo digital educativo: https://youtu.be/m1fENsTLGcs 

Julio Troncoso – Estudioso da área de dor, criador do Dor Crônica – O Blog, já lançou 10 e-books e dois aplicativos relacionados à esta temática. É membro da SBED – Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor e da ABCT – Association for Behavioural and Cognitive Therapies, USA e do WIP – World Institute of Pain, Troncoso, morador de Jundiaí (SP), é um pesquisador profissional e o fato de falar quatro idiomas facilitou interpretar, compilar e analisar as mais diversas pesquisas realizadas no mundo sobre a dor feminina e o viés de gênero na saúde, e trazer como resultado o e-book ‘O Paradoxo de Eva’, juntamente com o aplicativo gratuito ‘Alívio Mulher’, jogo inédito no mundo e exclusivamente sobre dores femininas. ‘Alívio Coronavírus‘ é o terceiro aplicativo criado por Troncoso, que realiza seus projetos com um único objetivo: educar, levando conhecimento na área de saúde.

Blog:  https://dorcronica.blog.br
Facebook:  @dorcronicablog // Instagram: @blogdorcronica // Linkedin: blogdor
Canal no Youtube: Blog Dor Crônica

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.