PENSE! Residentes da UERN fazem atendimentos a pessoas em situação de rua

Foto: UERN

Por Adriana Morais

Residentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveram na noite desta quarta-feira, 8, um mutirão de atendimentos voltado para pessoas em situação de rua. A iniciativa, intitulada  “Atenção Básica Salva Vidas”, ocorreu na Praça Vigário Antônio Joaquim, em frente à Catedral de Santa Luzia.

Durante a ação, foram realizados atendimentos diversos, como a interconsulta médica e de enfermagem, orientações psicológicas e de serviço social, realização de curativos,  vacinação, distribuição de máscaras de tecido, água e solução sanitizante para os usuários. Também houve a distribuição de preservativos e lubrificantes, orientação e testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis (HIV, hepatites B e C e sífilis).

A ação foi desenvolvida de forma conjunta entre a Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, a Residência de Medicina de Família e Comunidade e Residência de Ginecologia e Obstetrícia (UERN) e a equipe do Consultório na Rua e da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró. O projeto foi idealizado pela professora Andrea Taborda, coordenadora da Residência de Medicina de Família e Comunidade.

Segundo o professor Rafael Soares, coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, o objetivo é que os atendimentos a pessoas em situação de rua ocorram de forma periódica. O intuito é estreitar a parceria entre o consultório de rua e o atendimento das residências em saúde, localizado na Faculdade de Enfermagem (FAEN).

“A ideia desta parceria com a equipe do consultório de rua não era apenas de uma ação pontual, mas ao contrário, esta ação foi apenas um pontapé para podermos iniciar atendimentos no Ambulatório da FAEN”, revela Rafael Soares.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.