PENSE! Turismo – Aveiro E Águeda: Duas Pérolas Portuguesas

Aveiro 

 

Aveiro foi uma cidade que, inicialmente, despertou nosso interesse por sua geografia, já que por ser cortada por canais fluviais navegáveis, é conhecida como a “Veneza de Portugal”. Logo que chegamos na estação ferroviária, depois de duas horas e meia de viagem a partir de Lisboa, já havia um simpático e acolhedor trenzinho que nos oferecia o tradicional “city tour”. Fizemos o trajeto proposto e concluímos que a localidade realmente faz jus ao carinhoso apelido.  

Foto: Cris Galvão

De volta à estação, começamos nosso passeio a pé pelas agradáveis ruas de Aveiro. Logo de saída nos deparamos com uma doceria cuja especialidade eram os Ovos Moles. Nunca tínhamos ouvido falar em tal iguaria, apesar de saber que a maioria dos doces portugueses são feitos à base de ovos. De sabor marcante, ou se ama ou detesta.

Para sabermos sua origem, recorremos ao Google que nos informou: “A receita dessa especialidade leva gemas e açúcar, e foi inventada pelas freiras do Convento de Jesus de Aveiro antes do século XIX.”  

Foto: Cris Galvão

Depois, fomos visitar os canais e suas gôndolas, que aqui recebem o nome de moliceiros. Bela paisagem proporcionada pelo passeio. Valeu muito a pena a caminhada. 

Foto: Cris Galvão

Em seguida, pegamos um ônibus com destino à Praia da Barra e Costa Nova, região metropolitana de Aveiro, para conhecer e, claro, fotografar, as famosas e graciosas casinhas listradas.  

 

Águeda 

Depois do almoço, quando já nos preparávamos para retornar à Lisboa, recebemos a dica de uma cidade localizada nos arredores de Aveiro, chamada Águeda, e que, para nossa surpresa, tem uma atração de alcance mundial: os seus guarda-chuvas coloridos suspensos. Além das ruas, as fachadas, as escadarias, tudo é tomado por cores diversas que se torna uma verdadeira obra de arte. Águeda também é famosa por seus festivais de música que ocorrem durante todo o verão. Viaje através das lentes de Cris Galvão:

Compartilhe:

Comentário (1)

  • Deyvid Responder

    Ótima dica. Casal bonito.

    26 de setembro de 2020 at 11:21

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.