Sebrae e Governo do RN promovem curso de empreendedorismo para a diversidade

Iniciativa “Empreender com e para a Diversidade” visa capacitar travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade no Mês do Orgulho LGBT+

O curso integra o Programa Transcidadania, uma iniciativa do estado projetada para fomentar os direitos humanos e facilitar a inclusão social e o acesso à cidadania para travestis e transexuais. (Foto: cedida)

No mês internacionalmente reconhecido como o Mês do Orgulho LGBT+, o Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com o Governo do RN, uniram os esforços para realizar o curso “Empreender com e para a Diversidade”.

A iniciativa, que integra o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, é direcionada exclusivamente aos bolsistas do Programa Transcidadania, que visa capacitar travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade por meio do empreendedorismo. As aulas serão realizadas no período de 26 de junho a 8 de julho, na Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

O curso “Empreender com e para a Diversidade” foi especialmente projetado para desenvolver competências empreendedoras entre os participantes, proporcionando não apenas habilidades práticas de gestão de negócios, mas também promovendo o acesso à cidadania e oferecendo oportunidades de vida digna. As aulas serão ministradas pelas professoras Vânia Rego e Regina Costa.

“A ideia do curso é promover a diversidade ao capacitar indivíduos de diferentes origens a transformar suas ideias em realidade. O curso ensina o desenvolvimento de competências empreendedoras, aproximando os participantes do universo dos pequenos negócios”, explica o gestor do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, Everton Lucena.

O curso terá uma duração de 32 horas, distribuídas em 8 encontros de 4 horas cada. A capacitação abordará:

  • Desenvolvimento de competências empreendedoras: capacitação abrangente que vai desde a ideação até a implementação do plano de negócios, adaptada às necessidades específicas dos participantes.
  • Apoio contínuo e mentoria: acesso a mentores experientes e a uma rede de apoio profissional para orientação e suporte contínuo.

De acordo com Everton Lucena, os componentes do curso não apenas capacitarão os participantes para empreender de forma sustentável, mas também contribuirá para a inclusão socioeconômica e a redução das desigualdades, alinhando-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável e promoção da diversidade. Desde 2022, o Sebrae-RN é integrante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), reafirmando seu compromisso com os princípios de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Sobre o Programa Transcidadania

O Programa Transcidadania é uma iniciativa inovadora no estado, projetada para fomentar os direitos humanos e facilitar a inclusão social e o acesso à cidadania para travestis e transexuais que enfrentam desafios socioeconômicos. Com um compromisso firme de apoiar a permanência estudantil, o Programa Estadual Transcidadania oferece bolsas mensais de R$600,00.

Este auxílio financeiro é destinado a cobrir despesas essenciais como estudo, transporte e alimentação, fortalecendo a autonomia financeira dos participantes. O programa é reconhecido por seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e a inclusão social.

da Redação SEBRAE

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *