Torre Eiffel completa, hoje, 132 anos; conheça a história e curiosidades

Ilustração

A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, a qual se tornou um ícone mundial da França. A torre, que é o edifício mais alto da cidade, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas frequentando-o anualmente. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

Possui 324 metros de altura e fica cerca de 15 centímetros mais alta no verão, devido à dilatação térmica do ferro. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova Iorque, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, é a segunda estrutura mais alta do país, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tendo o andar sanitários e várias lojas, e o segundo nível tem um restaurante.

A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França, sendo parte de cenários de filmes que se passam na cidade. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para todo o país, como quando a torre foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.

Inaugurada em 31 de março de 1889, nas comemorações do centenário da Revolução Francesa, a Torre Eiffel (pronuncia-se com a sílaba tônica no último “e”, [eifél] e não [êifel]) foi construída para ser uma estrutura temporária por vinte anos, como porta de entrada para a exposição universal daquele ano. Quando o contrato expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros da torre correspondem à antena de rádio que foi adicionada posteriormente. A torre manteve-se como o monumento mais alto do mundo ao longo de mais de quarenta anos até ser destronada em 1930 pelo Edifício Chrysler, de Nova Iorque, que tem 329 metros de altura.

Curiosidades:

1- Não era para ter sido construída

Torre Eiffel - Construção - Paris

Um grupo de artistas e escritores Franceses protestaram na altura contra a construção do edifício argumentando que seria uma obra completamente inútil. No entanto, a Torre Eiffel acabou por ser construída como arco de entrada para a exposição universal no ano de 1889. Foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel.

2 – Cresce no verão e baixa no inverno

É verdade, os físicos acreditam que o ferro se dilata com o calor (no verão) fazendo com que aumente de tamanho e baixe no inverno, em cerca de 15 centímetros.

3 – Apartamento secreto

Apartamento Secreto - Torre Eiffel

No interior do edifício existe um apartamento secreto. Pouquíssimas pessoas sabiam da existência do cantinho secreto de Gustave Eiffel, muitos famosos chegaram até a pagar grandes fortunas para alugar o espaço, mas a decisão da família do engenheiro veio sempre negativa. Thomas Edison foi um dos poucos que teve acesso ao espaço. Desde 23 de abril que o apartamento secreto se encontra aberto ao público.

4 – Devia ter sido demolida

Após o final da exposição universal a Torre Eiffel quase que foi demolida e desmontada, o que a salvou foi a antena de rádio gigante, adicionada posteriormente.

Compartilhe:

Comentário (1)

  • Jandyra Escóssia Responder

    Conheço a torre, subi até o seu ponto mais alto, de onde se ver a bela Paris exsudas belezas. Um monumento! Um símbolo! Um encantamento! Até por ela já briguei, quando, na viagem, um idiota falar que a Torre Eiffel “é um amontoado de ferros”. Fiquei indignada! Rebati e perguntei se na terra dele tem algo tao valioso, tao conhecido, tao visitado, tao fotografado, tao frequentado, como a bela Torre Eiffel, o
    Maior e mais conhecido do Mundo!

    9 de abril de 2021 at 17:57

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.